China planeja fundo de seguridade social 'maior e mais forte' para ajudar sociedade envelhecida
HONG KONG, 20 de agosto (Reuters) - A China reforçará seu fundo de seguridade social de 2,88 trilhões de yuans (US$ 406 bilhões), tornando-o "maior e mais forte" para ajudar a sustentar sua população que envelhece rapidamente, à medida que o número de novos nascimentos e de força de trabalho mais jovem para sustentar seus idosos diminui.
O Fundo Nacional de Seguridade Social responderá "efetivamente" ao envelhecimento da população e "melhorará o mecanismo de políticas para o desenvolvimento do setor de cuidados a idosos", disse o secretário do partido do fundo, Ding Xuedong, em comentários feitos no jornal do Partido Comunista, o Study Times, na segunda-feira.
Na próxima década, cerca de 300 milhões de chineses se aposentarão — quase o equivalente a toda a população dos EUA. Uma em cada duas pessoas com mais de 65 anos na região da Ásia-Pacífico viverá na China até 2040, estima a Euromonitor.
O fundo, criado em 2000, é um "fundo de reserva estratégico para as necessidades da previdência social durante o período de pico do envelhecimento populacional e o lastro do sistema de previdência social do meu país", disse Ding.
A China já entrou em um estágio de envelhecimento moderado, disse Ding, acrescentando que o envelhecimento severo na próxima década significa que "a urgência e a dificuldade de expandir e fortalecer o fundo de reserva estratégica são sem precedentes".
A Academia Chinesa de Ciências, administrada pelo Estado, prevê que o sistema previdenciário da China ficará sem dinheiro até 2035.
Ding disse que o fundo melhorará e expandirá a escala dos investimentos dos fundos de pensão, "divulgará ativamente informações financeiras importantes ao público" e realizará investimentos de "maneira aberta e transparente".
As divulgações visam estabilizar as expectativas das pessoas em relação aos cuidados com a terceira idade, disse ele.
O fundo aumentará o investimento no mercado de capitais nacional, "aumentando os investimentos de capital de longo prazo em áreas estratégicas e básicas relacionadas à economia nacional e aos meios de subsistência das pessoas".
Os investimentos serão aumentados em inovação científica e tecnológica e nova produtividade de qualidade, principais prioridades do governo, disse Ding.
($1 = 7,1363 yuan renminbi chinês)
Reportagem de Farah Master e da redação de Pequim; Edição de Kim Coghill
0 comentário
Rússia rejeita apelo de Trump para trégua na Ucrânia, mas está pronta para negociações
Ibovespa oscila pouco nos primeiros negócios após Natal
China revisa para cima PIB de 2023 mas vê pouco impacto no crescimento de 2024
Dólar se reaproxima dos R$6,20 com temor fiscal e exterior; BC não atua
Índice europeu STOXX 600 sobe com impulso da Novo Nordisk no início da semana de Natal
Zelenskiy diz que Coreia do Norte pode enviar mais soldados e equipamento para Rússia