Plataforma da Epagri disponibiliza informações técnicas sobre arroz irrigado
O arroz irrigado é um dos assuntos mais acessados no EpagriTEC, com mais de 2 mil visualizações desde seu lançamento. A plataforma EpagriTec foi desenvolvida pela Epagri como um acervo de informações técnicas sobre importantes cadeias produtivas do Estado. Ela está hospedada no aplicativo Epagri Mob, disponível para download gratuito nos sistemas Android e iOs.
“O objetivo do EpagriTEC é facilitar aos técnicos de campo e agricultores o acesso, a difusão e a busca do conhecimento agropecuário, deixando ao alcance de todos o que há de mais atual nos principais sistemas produtivos agropecuários catarinenses”, detalha Rafael Morales, pesquisador da Epagri e um dos idealizadores da plataforma. Ele explica que o conteúdo técnico disponibilizado, em sua grande maioria, tem por base experiências e observações práticas dos profissionais da Epagri em território catarinense, o que possibilita maior assertividade no uso das informações pelo usuário.
O conteúdo do arroz irrigado está dividido em 17 tópicos. O usuário terá acesso a informações de caracterização do ambiente de cultivo; caracterização da planta; aspectos legais para o cultivo; sistemas de cultivo; manejo de entressafra, nutricional e da água; cultivares; sementes e semeadura; plantas daninhas. A plataforma oferece ainda informações sobre manejo de pragas e de doenças; tecnologia de aplicação de agrotóxicos; colheita, secagem e armazenamento; cultivo da soca; avaliação econômica da lavoura. Também estão disponíveis receitas à base de arroz.
Identificação visual do problema
A Diagnose Visual é uma das opções de navegação mais interessantes do sistema, onde o usuário navega por imagens, usando como base as características visuais do problema encontrado na lavoura. “Caso o problema seja uma praga, um inseto por exemplo, o usuário poderá navegar por imagens até encontrar o animal que esteja ocasionando o dano e, como resultado final da navegação, encontrará todas as informações necessárias para o correto manejo da praga, seguindo orientações da Estação Experimental da Epagri em itajaí”, informa Eduardo Rodrigues Hickel, pesquisador da Epagri envolvido no projeto.
A plataforma é constantemente atualizada com conteúdo técnico-científico gerado pelos extensionistas e pesquisadores da Epagri. A exibição de fotos, vídeos e arquivos é outra funcionalidade que facilita a compreensão dos temas. Outra vantagem é que o EpagriTEC está livre de propagandas e cookies, “o que proporciona ao usuário uma boa experiência de navegação” argumenta Rafael.
Apesar de oferecer uma base muito robusta de informações, o aplicativo Epagri Mob, que hospeda a plataforma EpagriTec, ocupa menos de 5 Mb de memória no celular, o que possibilita a instalação até mesmo em aparelhos mais antigos e que possuem pouca memória disponível. Por outro lado, o celular precisa estar conectado a uma rede de internet para uso da plataforma, já que todas as informações são baixadas on-line.
0 comentário
Semeadura do feijão está concluída na maior parte do Rio Grande do Sul
Produção de gergelim cresce 107% na safra de 2023/24 no Brasil
Ibrafe: Acordo do Gergelim abre caminho para o Feijão com a China
Arroz/Cepea: Preços são os menores em seis meses
Arroz de terras altas se torna opção atrativa de 2ª safra entre produtores do norte de Mato Grosso
Ibrafe: Feijão-carioca por um fio