Em sessão solene, Congresso Nacional promulga reforma tributária

Publicado em 20/12/2023 15:57

Logotipo Reuters

Por Maria Carolina Marcello e Lisandra Paraguassu

BRASÍLIA (Reuters) - O Congresso Nacional promulgou nesta quarta-feira a emenda da reforma tributária, após décadas de discussão, em sessão solene e disputada que contou com a presença não apenas dos presidentes da Câmara e do Senado, mas também do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ministros e representantes do Judiciário.

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da reforma tributária teve a sua tramitação concluída na última sexta-feira, quando a Câmara dos Deputados finalizou sua última votação.

A promulgação da emenda é encarada como um fato histórico, com resultados positivos, na opinião de representantes do governo. O secretário extraordinário da Reforma Tributária do Ministério da Fazenda, Bernard Appy, por exemplo, avalia que a reforma terá impacto positivo sobre a taxa de investimento no país.

Na terça-feira, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, comemorou a elevação da nota de crédito do Brasil pela S&P, e afirmou que a reforma tributária, destacada pela agência de classificação de risco como determinante para a mudança, foi o "ponto alto" de uma trajetória de coordenação entre o Executivo e o Legislativo para a aprovação de medidas do governo.

Assim que assumiu seu terceiro mandato, Lula elegeu a reforma tributária como uma de suas prioridades. Na mesma linha, os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), elencaram o assunto na lista de suas principais metas ao assumirem os comandos das duas Casas do Congresso.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário