Governo editará medidas para garantir segurança energética e tarifas justas, diz Silveira

Publicado em 15/12/2023 15:41

Logotipo Reuters

SÃO PAULO (Reuters) - O governo federal está trabalhando em medidas para o setor elétrico brasileiro que irão garantir segurança energética e modicidade das tarifas, disse o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, nesta sexta-feira.

Uma das primeiras ações nesse sentido será tomada na próxima segunda-feira, apontou Silveira, para quando está previsto o anúncio de medidas por "justiça" nas tarifas de energia no Amapá, que do contrário poderiam subir mais de 30%.

A agência reguladora Aneel segurou a revisão tarifária no Amapá prevista para entrar em vigor nesta semana para esperar a decisão do governo sobre o tema.

"O presidente Lula nos determinou achar uma saída para tentar minimizar aquela incoerência que temos no Brasil...", disse ele, citando que o Norte e o Nordeste são grandes produtores de energia e "têm as maiores tarifas do Brasil".

"Precisamos achar uma saída que não quebre contrato", afirmou Silveira após o leilão de transmissão desta sexta-feira.

Ainda segundo o ministro, outras medidas estão sendo avaliadas pelo governo no setor elétrico para trazer equilíbrio entre segurança energética e modicidade tarifária.

"Por isso estamos preparando as MPs, para que a gente tenha as políticas claras e necessárias para a transição energética", disse Silveira.

"Estamos selecionando: precisamos das térmicas? Até quanto de térmicas precisamos? Elas têm que ser inflexíveis ou podem ser flexíveis?", exemplificou.

(Por Letícia Fucuchima)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário