Comissão na Câmara debate implicações da redução do teor máximo de umidificação da soja

Publicado em 08/12/2023 14:25

A Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados debate na quarta-feira (13) proposta do Ministério da Agricultura de alterar o Padrão Oficial de Classificação da Soja, com redução do teor máximo de umidade dos grãos de 14 para 13%.

De acordo com deputado Sérgio Souza (MDB-PR) a alteração traria grande prejuízo aos produtores pois a menor umidade pode provocar a deterioração e elevação da incidência de patógenos na produção de semente. "Além disso, quanto mais seca estiver a lavoura, maior poderá ser a deiscência (abertura natural da vagem de soja), com redução acentuada na qualidade do produto", explica.

Segundo o parlamentar, a soja colhida com umidade entre 13% e 14% tem minimizados os problemas de danos mecânicos e latentes nos grãos.

"Precisamos de metas e padrões que sejam factíveis dentro de nossa realidade produtiva. Trata-se de conciliar os pontos de interesse nacional, a fim de evitar a perda de competitividade de nossa produção, que já sofre com tantos outros gargalos relacionados ao Custo Brasil", defende o parlamentar.

O debate será realizado à 10 horas, no plenário 6.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Agência Câmara

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

2 comentários

  • julio monken silva ponta grossa - PR

    Mais vantagens pras indústrias...

    0
  • Gilberto Rossetto Brianorte - MT

    Isso sim interessa ao produtor rural. Um grau a menos na umidade, resulta em um desconto de quase 2,5%, se entregue com 14 ao invés de 13. É um novo Funrural!!! E o soja entrega com 12 de umidade, a traders ... irão pagar 2,5% a mais? Duvido. Outra coisa, alegam que é exigência da China, ... até pode ser. Mas quem diz que o meu soja vai prá China? Metade do soja é moido no mercado interno.

    1
    • Ivo Bortolassi Foz do yguacu - PR

      Sistema de comercialização por materia seca, padrão 13 a baixo compensa a cima desconta. Seria o mais justo!

      0