Comissão na Câmara debate implicações da redução do teor máximo de umidificação da soja
A Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados debate na quarta-feira (13) proposta do Ministério da Agricultura de alterar o Padrão Oficial de Classificação da Soja, com redução do teor máximo de umidade dos grãos de 14 para 13%.
De acordo com deputado Sérgio Souza (MDB-PR) a alteração traria grande prejuízo aos produtores pois a menor umidade pode provocar a deterioração e elevação da incidência de patógenos na produção de semente. "Além disso, quanto mais seca estiver a lavoura, maior poderá ser a deiscência (abertura natural da vagem de soja), com redução acentuada na qualidade do produto", explica.
Segundo o parlamentar, a soja colhida com umidade entre 13% e 14% tem minimizados os problemas de danos mecânicos e latentes nos grãos.
"Precisamos de metas e padrões que sejam factíveis dentro de nossa realidade produtiva. Trata-se de conciliar os pontos de interesse nacional, a fim de evitar a perda de competitividade de nossa produção, que já sofre com tantos outros gargalos relacionados ao Custo Brasil", defende o parlamentar.
O debate será realizado à 10 horas, no plenário 6.
2 comentários
Pátria: Plantio da soja 2024/25 chega a 83,29% da área
Soja tem cenário de sustentação em Chicago agora, principalmente por força da demanda
USDA informa novas vendas de soja nesta 6ª feira, enquanto prêmios cedem no Brasil
Soja opera estável nesta 6ª em Chicago, mas com três primeiros vencimentos abaixo dos US$ 10/bu
Soja volta a perder os US$ 10 em Chicago com foco no potencial de safra da América do Sul
USDA informa nova venda de soja - para China e demaisa destinos - e farelo nesta 5ª feira
julio monken silva ponta grossa - PR
Mais vantagens pras indústrias...
Gilberto Rossetto Brianorte - MT
Isso sim interessa ao produtor rural. Um grau a menos na umidade, resulta em um desconto de quase 2,5%, se entregue com 14 ao invés de 13. É um novo Funrural!!! E o soja entrega com 12 de umidade, a traders ... irão pagar 2,5% a mais? Duvido. Outra coisa, alegam que é exigência da China, ... até pode ser. Mas quem diz que o meu soja vai prá China? Metade do soja é moido no mercado interno.
Sistema de comercialização por materia seca, padrão 13 a baixo compensa a cima desconta. Seria o mais justo!