Adversidade no exterior pode tornar Brasil comparativamente mais atraente, diz Galípolo

Publicado em 30/11/2023 16:15

Logotipo Reuters

BRASÍLIA (Reuters) -O diretor de Política Monetária do Banco Central, Gabriel Galípolo, disse nesta quinta-feira que a adversidade no cenário internacional pode tornar o Brasil mais atraente em função de vantagens comparativas, como o estágio da política monetária, o volume de reservas e os resultados positivos da balança comercial.

Em evento organizado pelo JP Morgan, Galípolo disse que o crescimento econômico do Brasil vem surpreendendo positivamente, ao mesmo tempo que inflação tem se mostrado bastante "benigna".

"A maior adversidade do cenário internacional talvez torne o Brasil ainda mais atraente em função de vantagens comparativas que conseguimos reunir ao longo dos anos", disse.

Ao mencionar as surpresas positivas, o diretor afirmou que mesmo com o cenário externo adverso, a cotação do petróleo e a taxa de câmbio "se comportaram muito bem". Ele citou ainda que a agricultura deu um choque positivo significativo na atividade no Brasil, ao mesmo tempo em que ajuda no processo de redução da inflação.

Galípolo afirmou que o BC está bastante atento às expectativas de inflação para que haja uma reancoragem total, argumentando que o tema é desafiador.

"Temos compromisso com a meta de inflação, vamos seguir perseguindo a meta", disse.

Segundo ele, é possível que a melhor maneira de ancorar as expectativas para o comportamento dos preços à frente seja observar dados positivos na própria inflação corrente.

Após o Congresso dar um prazo para que seja encontrada solução para os elevados níveis de juros do rotativo do cartão de crédito, o diretor disse que é muito difícil chegar a uma solução ótima na qual todos os agentes saiam com vantagem.

Galípolo afirmou que o BC conduz as discussões com bancos, varejistas e outros atores na busca por um acordo. Ele enfatizou que se não houver consenso sobre o tema a lei aprovada pelo Legislativo determina o que acontecerá -- em referência ao teto de juros para o rotativo a ser estabelecido caso não haja uma regulação.

(Por Bernardo CaramReportagem adicional de Luana Maria BeneditoEdição de Pedro Fonseca)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário