Tereos é destaque em três categorias do prêmio MasterCana Brasil
A Tereos, uma das empresas líderes na produção de açúcar, etanol e energia a partir da biomassa da cana, foi destaque na cerimônia de premiação MasterCana Brasil 2023, realizada na noite desta segunda-feira, dia 23, em São Paulo. Durante a cerimônia, que aconteceu em formato híbrido, três cases da Tereos foram reconhecidos.
A empresa foi premiada nas categorias "Bioeletricidade - Tecnologia & Inovação", "Bioenergia - Tecnologia & Inovação" e "Produção de Açúcar - Gestão". No evento, a empresa foi representada por Gustavo Segantini, diretor comercial, Samuel Custódio de Oliveira, gerente comercial de energia e Eneas Cordeiro, gerente executivo de projetos.
Realizada desde 2018, a cerimônia reconhece as ações e iniciativas em prol do desenvolvimento tecnológico, humano e socioeconômico do setor, homenageando personalidades, como empresários, pesquisadores, executivos, autoridades públicas e profissionais que mais se destacaram durante o ano.
Cases
A planta de biogás da Tereos, que foi reconhecida na categoria Bioenergia, foi inaugurada no segundo semestre de 2022, na unidade Cruz Alta, em Olímpia (SP). Com investimento inicial de R$ 15 milhões, a planta tem 1 MW de capacidade instalada e é a primeira do grupo no país, garantindo mais uma fonte de energia limpa e renovável ao portfólio, além da energia gerada pela biomassa de cana.
Já a iniciativa de levar energia renovável para eventos culturais e esportivos, pioneira no setor sucroenergético, foi destaque na categoria Bioeletricidade. As parcerias são realizadas por meio da certificação I-REC, que garante que é energia gerada é proveniente de uma fonte limpa. A certificação gera créditos de energia renovável, que são disponibilizados para os eventos como forma de neutralizar as emissões de carbono decorrentes do consumo de energia elétrica.
Nos últimos dois anos, a Tereos já negociou cerca de 400 mil créditos de energia renovável e visa, até a próxima safra, dobrar o volume de negociação de créditos.
Já o programa interno de otimização em gestão do processo, implantado em julho de 2022 em todo o grupo, levou o prêmio na categoria Produção de Açúcar. Chamada Process Visit, a iniciativa contempla a realização de workshops mensais onde cada unidade do grupo expõe seus projetos de melhorias.
O programa visa estimular e reconhecer projetos que tem como foco o aumento da produtividade, otimização de tempo, redução de falhas e custos e gestão de riscos. Em 2023, foram mapeadas 93 ações de otimização de processos que foram padronizadas para todas as unidades.
0 comentário
Em meio a volatilidade do dólar e possíveis exportações indianas, cotações do açúcar começam a subir
Estimativa de moagem de cana do Norte e Nordeste sofre corte, diz NovaBio
Após nova queda em NY, preços do açúcar vão às mínimas deste mês
Perdas do açúcar em NY ganham força e superam 1% na tarde desta 5ª feira (26)
Preços do açúcar abrem em baixa nesta 5ª feira (26) na Bolsa de Nova York
Cana inicia nova safra com baixa produtividade e dúvidas sobre qualidade, heranças da seca e das queimadas de 2024