Governo prevê R$1,7 tri em investimentos em Novo PAC, com R$612 bi de setor privado

Publicado em 11/08/2023 08:47 e atualizado em 11/08/2023 09:17

Logotipo Reuters

SÃO PAULO (Reuters) - O governo federal anunciou nesta sexta-feira que o novo Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) terá investimentos de 1,7 trilhão de reais, considerando recursos da União, estatais e setor privado.

O plano, que o governo federal afirma incluir áreas como saúde, infraestrutura, saneamento, transição energética e defesa, prevê que os investimentos da União serão de 371 bilhões de reais; de estatais, 343 bilhões; financiamentos, 362 bilhões; e setor privado, 612 bilhões. O governo federal não informou a duração do plano.

O Estado do Rio de Janeiro, governado por Claudio Castro, que apoiou Jair Bolsonaro nas eleições do ano passado, receberá o maior montante de investimentos do plano: 342,6 bilhões de reais. As principais obras previstas no Estado serão ligadas ao setor petrolífero, apesar das promessas do governo de incentivar a descabornização da economia.

As obras previstas no Rio de Janeiro no Novo PAC incluem 16 novas plataformas para desenvolvimento da produção de petróleo e gás natural, 11 gasodutos interligados e 1 gasoduto de escoamento Rota 3, Refinaria Duque de Caxias e moradias do programa Minha Casa Minha Vida.

O Estado de São Paulo, também governado por aliado de Bolsonaro, Tarcísio de Freitas, receberá o segundo maior montante do plano: 179,6 bilhões de reais. Os principais projetos paulistas incluem túnel Santos - Guarujá, Extensão da Linha 2 Verde do Metrô – Vila Prudente – Penha - Guarulhos, Trem de Passageiros São Paulo - Campinas e moradias do programa habitacional Minha Casa Minha Vida.

Minas Gerais, do também aliado de Bolsonaro, Romeu Zema, terá 171,9 bilhões de reais dedicados a projetos que incluem concessão/duplicação da BR 381 - Gov. Valadares - Belo Horizonte; concessões das BR 153, 262 e 040; construção da BR 367 - Salto da Divisa – Almenara; construção da BR 135 - Manga – Itacarambi e moradias do Minha Casa Minha Vida, segundo comunicados do governo federal.

Em seguida, aparece o Estado de Sergipe, como maior recebedor de recursos do Novo PAC: 136,6 bilhões de reais. Segundo o governo federal, Sergipe terá como principais obras o gasoduto do Projeto Sergipe Águas Profundas, duplicação da BR-101 - Sul e Norte; e moradias do programa Minha Casa Minha Vida.

(Por Alberto Alerigi Jr.)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário