HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Chuvas fortes nos extremos do país e temperaturas em queda provocando até geadas estão previstas para os próximos dias

Publicado em 05/07/2024 12:25 e atualizado em 05/07/2024 14:21
Amanda Souza - Meteorologista Meteored BR
Dois alertas de chuvas fortes para Santa Catarina e Pernambuco e intensificação do frio após passagem da frente fria ao longo da próxima semana
Podcast

Chuvas fortes nos extremos do país e temperaturas em queda provocando até geadas estão previstas para os próximos dias

A Secretaria de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação do Rio Grande do Sul publicou uma nota sobre a variação do tempo e termperatura no estado. Confira: 
 

Mudança de tempo e queda nas temperaturas previstos para os próximos dias no RS

A previsão para os próximos dias indica mudanças no tempo, seguido de estabilidade e queda nas temperaturas no Rio Grande do Sul. É o que aponta o Boletim Integrado Agrometeorológico 27/2024, da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), em parceria com a Emater/RS-Ascar e o Irga.

Na sexta-feira (05/07), o deslocamento da frente fria vinda da Argentina provocará precipitação em maior volume, principalmente sobre as regiões entre a Fronteira Oeste, Região Central e Região Metropolitana, com queda mais acentuada nas temperaturas sobre a metade sul, enquanto na metade norte ainda serão observadas temperaturas amenas.

No sábado (06/07), a frente fria avança em direção ao Nordeste do Estado, provocando chuvas de intensidade moderada a forte (de 20 a 100 milímetros) entre as regiões da Serra Gaúcha, Planalto Central e Médio. As temperaturas cairão no decorrer do dia, à medida que o anticiclone migratório, que vem na retaguarda da frente fria, avança sobre o Rio Grande do Sul. Na metade sul, pode ocorrer geada ao amanhecer sobre as regiões da Campanha e Sul, seguido pelo aumento da nebulosidade à tarde.

No domingo (07/07), o deslocamento da frente fria segue provocando precipitação de intensidade moderada a forte (de 10 a 50 milímetros) sobre as regiões da Serra Gaúcha, Campos de Cima da Serra e Região Norte. Por outro lado, na metade sul, a probabilidade de geada aumenta com o ingresso da massa de ar polar, principalmente nas regiões Sul e Campanha.

A tendência para o início da próxima semana é de mudanças no tempo novamente. Na segunda-feira (08/07), o anticiclone migratório se expandirá sobre todo o Estado, causando queda nas temperaturas e tempo estável. A probabilidade de geada aumenta para as regiões Sul, Campanha e Fronteira Oeste. Durante a tarde poderá ser observado o aumento da nebulosidade sobre as regiões Sul e Campanha.

Na terça-feira (09/07), deve ocorrer mudanças no tempo em função de um cavado em níveis médios, que provocará o aumento da nebulosidade em grande parte do Rio Grande do Sul e precipitação de intensidade moderada (de 10 a 50 milímetros) sobre a Região Metropolitana e Litoral Norte.

Na quarta-feira (10/07), uma área fechada de baixa pressão se formará entre o litoral gaúcho e catarinense, dando origem a um ciclone extratropical. Essa configuração provocará precipitação de intensidade moderada a forte (de 10 a 100 milímetros) sobre a faixa compreendida entre a Região Metropolitana, Central e Litoral Norte.

Para os próximos sete dias, os prognósticos indicam chuvas de maior intensidade para as regiões à nordeste do Estado. Na Região Metropolitana, dos Vales e regiões da Serra e Campos de Cima da Serra, os volumes esperados ficarão entre 50 até 150 mm, podendo ter acumulados superiores de até 300 mm no Litoral Norte. Para o Norte e Centro-oeste e Centro-sul são esperados volumes entre 20 mm chegando até 100 mm. Na Fronteira Oeste e faixa na divisa com Uruguai são esperados os menores acumulados de chuvas de até 30 mm. Para o extremo Sul do Estado, o prognóstico não aponta volumes de chuvas nos próximos sete dias.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário