Argentina Kilimo levanta US$ 7,5 milhões em financiamento Série A para acelerar investimentos em conservação da água na agricultura
Pioneira em capital de risco para tecnologia limpa, a empresa suíça de venture capital Emerald Technology Ventures liderou um investimento na argentina Kilimo, que ajuda empresas multinacionais e regionais a alcançar seus objetivos de segurança hídrica, conectando-as com agricultores que utilizam tecnologia para melhorar suas práticas de irrigação. A rodada de US$ 7,5 milhões contou com a participação de The Yield Lab Latam, Salkantay Ventures, Kamay Ventures e iThink VC. Esse investimento apoiará a empresa no fortalecimento de sua posição como um dos principais atores na geração de benefícios volumétricos de água. Este foi o primeiro investimento da Emerald na América Latina.
A empresa, com operações em vários países da América Latina, gera "benefícios volumétricos de água" para apoiar as empresas na aceleração de seus esforços de conservação da água nas bacias hidrográficas onde operam. Através de Projetos de Ação Coletiva, a Kilimo conecta empresas com agricultores que, usando tecnologia, reduzem significativamente o uso de água na irrigação em suas fazendas. Para gerar "benefícios volumétricos de água" na agricultura, a Kilimo implementa diferentes intervenções, incluindo Inteligência Artificial para gestão eficiente da irrigação, Conversão de Irrigação e Agricultura Regenerativa.
A Kilimo já está trabalhando com empresas que anunciaram compromissos com a água nos últimos anos, incluindo Microsoft, Intel e Coca-Cola, demonstrando o crescente interesse pela gestão sustentável da água. Especialistas preveem que a demanda por água em 2030 excederá a oferta em 40%, e a agricultura atualmente representa aproximadamente 70% de todo o uso de água doce. A oportunidade para as empresas aproveitarem a transformação tecnológica na agricultura para contribuir positivamente para a conservação da água é significativa.
Até agora, a Kilimo alcançou com sucesso mais de dois mil agricultores em sete países da América Latina e economizou 72 bilhões de litros de água. Para apoiar os agricultores, a Kilimo administra a Academia de Irrigação, que atingiu mais de 120 mil agricultores nos últimos três anos.
Helge Daebel, head da Emerald, junta-se ao conselho da empresa como parte desta transação. Ele comenta: “A eficiência hídrica na agricultura é crucial, especialmente nesta região, que é a maior produtora de bens agrícolas do mundo. Com a equipe estelar da Kilimo em contato próximo com os agricultores, estamos impressionados com seu trabalho inovador de construir uma ponte entre o consumo de água, a adoção de tecnologia em um espaço difícil e as corporações expostas aos riscos hídricos locais. Essa abordagem de ponte impulsiona a tão necessária mudança de comportamento, levando a um futuro mais sustentável no uso da água na produção de alimentos. Estamos muito entusiasmados com a Kilimo, o que nos levou ao nosso primeiro investimento na América Latina, e gostaríamos de agradecer ao programa WEF Uplink por trazer essa oportunidade à nossa atenção.”
Por sua vez, John Dutton, chefe da UpLink do Fórum Econômico Mundial, disse que “a UpLink está encantada por ter desempenhado um papel em reunir essas duas organizações com propósitos claros”, e acrescentou: “Na UpLink, a plataforma de inovação em estágio inicial do Fórum Econômico Mundial, nossa missão é conectar startups com propósito às redes de que precisam para desbloquear financiamento, parcerias e reconhecimento global. A Emerald Ventures descobriu a Kilimo no outono de 2022 durante o comitê de seleção da corte inaugural de Aquapreneurs da UpLink e continuou a descobrir seu potencial em reuniões subsequentes do ecossistema. O investimento da Emerald na Kilimo demonstra o poder de desenvolver comunidades multistakeholder comprometidas com o impacto de empreendedores em estágio inicial.”
Da mesma forma, Santiago Murtagh, Sócio-Gerente da Yield Lab Latam e Membro do Conselho da Kilimo, reflete sobre a jornada deles: “Nos juntamos à equipe da Kilimo há seis anos, aproveitando uma oportunidade que continua a gerar retornos. Junto com eles, aprendemos lições inestimáveis enquanto conhecíamos e apreciávamos seu compromisso inabalável com seus objetivos e sua adaptabilidade ao macroambiente latino-americano e às práticas da indústria agrícola em constante evolução. Acima de tudo, estamos dobrando nosso investimento porque a equipe demonstrou uma consciência e timing apurados para engajar todos os stakeholders na cadeia agroalimentar – de agricultores a fornecedores, varejistas e clientes de bens de consumo.”
Da mesma forma, Jairo Trad, CEO e Co-Fundador da Kilimo comemora o crescimento da empresa. “Na Kilimo, estamos profundamente comprometidos em apoiar os esforços das empresas para atingir metas de conservação de água, gerando benefícios volumétricos por meio da adoção de tecnologia na agricultura. Ao levantar esta rodada, estamos aprimorando nossas capacidades e expandindo nosso impacto global. Nosso foco em ampliar a entrega de ‘benefícios volumétricos de água’ se alinha perfeitamente com a crescente demanda global por gestão eficiente da água. Estamos ansiosos para expandir nossas operações e continuar a fechar a lacuna entre práticas agrícolas e esforços corporativos de conservação da água.”
0 comentário
Agricultores argentinos pedem cortes de impostos diante de seca e preços baixos
Setor produtivo catarinense comenta sobre a falta de acordo na rodada de reuniões sobre o preço do tabaco
Índice de Poder de Compra de Fertilizantes (IPCF) de dezembro ficou em 1.05
Balança comercial agronegócio: DATAGRO analisa desempenho do setor em 2024 e perspectivas para 2025
Mercado vê déficit fiscal menor em 2025 e melhora projeção para dívida, mostra Prisma
Indonésia suspende subsídios para biodiesel de óleo de palma e replantio