Chuvas da última semana ajudaram desenvolvimento do milho no Paraná, relata Deral
O Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Agricultura e do Abastecimento do Paraná divulgou seu relatório semanal trazendo as condições de tempo e cultivo para as principais culturas do estado.
De acordo com o levantamento, a segunda safra de milho se divide entre 3% das áreas já em frutificação, 11% em floração e os 86% restantes em descanso vegetativo.
Os técnicos do Deral classificam 97% das lavouras como em boas condições e 3% das lavouras em médias.
Já nas áreas da primeira safra, 82% do total foi colhido até o momento, enquanto 98% estão em maturação e 2% seguem em frutificação. Das lavouras ainda em campo, 84% estão classificadas como em boas condições e 16% em médias.
Detalhando as regiões paranaenses, o Deral indica que as lavouras de milho segunda safra estão com bom desenvolvimento na região Norte, onde os produtores estão realizando os tratos culturais e as aplicações de defensivos.
“Havia a necessidade de chuvas para melhorar o estado geral da cultura, que em grande parte passou dias sem ocorrência de precipitações significativas. Porém, as precipitações ocorridas no fim de semana melhoraram as condições das lavouras”, destaca o relatório.
Nas regiões Noroeste e Centro-Oeste a colheita da primeira safra está chegando ao fim com produtividades dentro da estimativa inicial. Já o plantio da safrinha, está encerrado e a cultura vem apresentando bom desenvolvimento vegetativo.
O clima favorável para a safrinha também se faz presente nas regiões Oeste e Sudoeste, onde as lavouras se encontram em ótimas condições de desenvolvimento, avançando para o estágio de florescimento.
“A ocorrência de chuvas na semana foi essencial para a manutenção do bom desenvolvimento da cultura, aliviando a pressão do stress hídrico que já se observava nas lavouras”, relata o Deral.
0 comentário

Radar Investimentos: mercado de milho entra na segunda quinzena de abril pressionado

Após altas e recordes de vendas na última semana, B3 realiza lucros e milho recua nesta segunda-feira

VLI obtém habilitação para exportar milho à China pelo Espírito Santo

Em 9 dias de abril de 2025, Brasil já exportou mais milho do que em todo abril de 2024

Futuros do milho seguem contabilizando baixas na Bolsa de Chicago ao longo desta segunda-feira

USDA informa nova venda de milho ao Japão