ANP sinaliza que diesel coprocessado da Petrobras não pode integrar mistura de biodiesel
(Reuters) – O diesel coprocessado com óleos vegetais, como o R5 da Petrobras, não é, hoje, considerado biodiesel pela reguladora ANP, e não poderia integrar a mistura obrigatória do biocombustível, disse nesta terça-feira o chefe do núcleo do Centro de Pesquisas e Análises Tecnológicas da agência, Alex Brito de Medeiros.
“O coprocessamento é um processo em que em vez de injetar petróleo na planta de tratamento, você tem petróleo e gordura. Para a ANP, hoje, esse diesel é um diesel A. Ou seja, um diesel sem biodiesel”, disse Medeiros, durante seminário do setor de biodiesel em Brasília, organizado pela Frente Parlamentar Mista do Biodiesel (FPBio).
O representante da ANP disse que, após a decisão do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), que abriu caminho para a adoção do R5, a agência vai revisitar o tema.
“Vamos ver de que forma essa parcela renovável do coprocessamento vai entrar nesse contexto, de que forma vai ser regulado”, afirmou.
Ele disse que para um biocombustível integrar o programa RenovaBio é preciso que demonstre “um grau de renovabilidade”.
“Que grau é esse? A gente não sabe. Não sei se a Petrobras vai conseguir demonstrar isso e de que forma”, disse Medeiros.
O chefe de pesquisas afirmou que a ANP está debruçada sobre todas as novas rotas, como o diesel verde (também chamado de HVO) e o próprio diesel coprocessado, o que é algo “extremamente difícil” por ter menos referências internacionais.
“A ANP fez uma definição de biodiesel alinhada às definições internacionais, que é o éster (por meio do processo de transesterificação)”.
O combustível R5 da Petrobras, produzido ainda sob esquema de testes, foi comercializado pela Vibra Energia com autorizações específicas da ANP.
O diesel R5, que deixa a refinaria com 95% de diesel mineral e 5% de óleo renovável, foi misturado ao diesel B, que atualmente conta com 10% de mistura de biodiesel, ampliando o conteúdo menos poluente do combustível vendido ao consumidor final.
(Por Rafaella Barros)
0 comentário
![No fechamento do semestre, os combustíveis mais caros foram encontrados na BR-101, aponta Edenred Ticket Log](https://cdn.noticiasagricolas.com.br/dbimagens/thumbs/400x200-ar/combustivel-gilSG.jpg)
No fechamento do semestre, os combustíveis mais caros foram encontrados na BR-101, aponta Edenred Ticket Log
![FPBio defende união do setor produtivo para fortalecer movimento pela expansão dos biocombustíveis no país](https://cdn.noticiasagricolas.com.br/dbimagens/thumbs/400x200-ar/alceu-moreira-fala-durante-seminario-da-abiove-3xJW9.jpeg)
FPBio defende união do setor produtivo para fortalecer movimento pela expansão dos biocombustíveis no país
![Maior usina da Atvos em Mato Grosso do Sul tem recordes de moagem e etanol em junho](https://cdn.noticiasagricolas.com.br/dbimagens/thumbs/400x200-ar/0c56c7a717dd980a29aa1367874b678a.jpg)
Maior usina da Atvos em Mato Grosso do Sul tem recordes de moagem e etanol em junho
![Consumo de etanol no Brasil cresce mais que o esperado, gasolina recua, diz StoneX](https://cdn.noticiasagricolas.com.br/dbimagens/thumbs/400x200-ar/3edddf9a163064cb2b2e8217c795bac9.jpg)
Consumo de etanol no Brasil cresce mais que o esperado, gasolina recua, diz StoneX
![Preço da gasolina fica estável e do etanol reduz 0,25% na primeira quinzena de junho, aponta Edenred Ticket Log](https://cdn.noticiasagricolas.com.br/dbimagens/thumbs/400x200-ar/posto-de-combustivel-foto-reuters-xqEiv.jpg)
Preço da gasolina fica estável e do etanol reduz 0,25% na primeira quinzena de junho, aponta Edenred Ticket Log
![StoneX mantém previsão de consumo de diesel B no Brasil em 2024, faz revisão para biodiesel](https://cdn.noticiasagricolas.com.br/dbimagens/thumbs/400x200-ar/biodiesel-t033S.jpg)
StoneX mantém previsão de consumo de diesel B no Brasil em 2024, faz revisão para biodiesel