Chuva e frio atrasam plantio e desenvolvimento do milho no Paraná
A Secretaria de Agricultura e do Abastecimento do Paraná divulgou, por meio do Departamento de Economia Rural (Deral), seu o relatório de plantio e colheita das principais safras do estado.
O relatório semanal apontou que, 78% das lavouras de milho verão foram semeadas até a última segunda-feira (17). Deste total, 11% ainda estão em germinação e 89% já avançaram para a fase de desenvolvimento vegetativo.
As atividades mais adiantadas estão nas regionais de Francisco Beltrão, Maringá, Paranaguá, Paranavaí, Toledo e Umuarama (100%), Ponta Grossa (98%), Londrina (95%), Laranjeiras do Sul (92%) e Cascavel (89%).
Por outro lado, as atividades mais atrasadas estão em Jacarezinho (35%), Ivaiporã (40%), União da Vitória (45%) e Pitanga (50%).
Detalhando as regiões paranaenses, os técnicos do Deral destacam o plantio do milho avança com dificuldades, mas as chuvas têm beneficiado o desenvolvimento das áreas recém implantadas na região Norte do estado.
Já nas regionais Oeste e Centro-Oeste, as culturas de verão estão enfrentando dificuldades na emergência e lentidão no desenvolvimento.
As chuvas das últimas semanas também têm causado erosões em áreas da região Noroeste.
Na região Sul, os trabalhos se concentram no plantio, mas o excesso de chuvas e dias nublados está atrasando o desenvolvimento vegetativo da cultura.
Por fim, o tempo tem se mantido chuvoso da região Sudoeste, com poucas janelas de oportunidades para dar continuidade às atividades a campo.
“O desenvolvimento das lavouras de milho segue em ritmo lento. Há relatos de que o crescimento das plantas está atrasado devido à baixa temperatura e à pouca luminosidade”.
0 comentário

Após altas e recordes de vendas na última semana, B3 realiza lucros e milho recua nesta segunda-feira

VLI obtém habilitação para exportar milho à China pelo Espírito Santo

Em 9 dias de abril de 2025, Brasil já exportou mais milho do que em todo abril de 2024

Futuros do milho seguem contabilizando baixas na Bolsa de Chicago ao longo desta segunda-feira

USDA informa nova venda de milho ao Japão

Seguindo trigo e soja, milho abre a segunda-feira com recuos em Chicago