ABCS e ACSURS apresentam histórico de melhorias na relação entre produtores e agroindústrias
A Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) e Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (ACSURS) se reuniram na última terça-feira (4) e quarta-feira (5) com membros das Comissões para Acompanhamento, Desenvolvimento e Conciliação da Integração (CADECS) e respectivas granjas. Os encontros ocorreram em Três Passos, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais, e em Casca, no auditório da Mig-PLUS para apresentar o trabalho desenvolvido pelo Departamento de Integração da ABCS nos anos de 2021 e 2022 em prol dos produtores integrados do estado.
Marcelo Lopes, presidente da ABCS, e Valdecir Luis Folador, presidente da ACSURS, ressaltaram o histórico de melhorias da relação entre produtores de suínos e agroindústrias integradoras desde 2013, quando ainda se debatia o texto da Lei da Integração, sancionado em maio de 2016, a Lei 13.288.
“A ABCS e suas afiliadas sempre representaram todos os produtores de suínos, independentes e integrados. Uma prova desse trabalho foi nosso amplo envolvimento nas diversas reuniões com senadores, deputados e representantes das agroindústrias nos anos de 2014 e 2015 para viabilizar e conquistar a Lei de Integração, que hoje garante que vocês negociem os termos dos contratos nas CADECs”, disse Lopes.
A Lei de Integração trouxe um grande marco de representatividade e união para os produtores integrados, e cria um mecanismo de diálogo constante e coletivo dos produtores com suas agroindústrias. Na visão das entidades o sistema só trouxe ganhos à produção de suínos, especialmente depois do trabalho de profissionalização das CADECs da Região Sul, promovido tanto pela ABCS quanto pela ACSURS, a partir do ano de 2021, com o auxílio do consultor Nilton Hillesheim.
“O objetivo dessa rodada de conversa foi levar às lideranças a importância de se fortalecer cada vez mais esse sistema, que trata dos assuntos pertinentes e de interesse dos produtores para negociação com as integradoras, justamente com a proposta de melhorar todas as questões envolvidas na relação produtor e integrado”, comenta o presidente da ACSURS.
0 comentário
Sexta-feira (20) de preços mistos para o mercado do frango
Preços estáveis ou em queda marcam esta sexta-feira (20) para o mercado de suínos
Gripe aviária eleva preços de ovos nos EUA a valores recordes antes do Natal
Instituto Ovos Brasil projeta 2025 com foco em campanhas estratégicas e fortalecimento do consumo de ovos
Frango/Cepea: Avicultor recupera poder de compra
Ovos/Cepea: Oferta limitada eleva preços com força