Chuva atrasa plantio do milho no Paraná e impede finalização da colheita da safrinha, aponta Deral
A Secretaria de Agricultura e do Abastecimento do Paraná divulgou, por meio do Departamento de Economia Rural (Deral), seu o relatório de plantio e colheita das principais safras do estado.
O relatório semanal apontou que 99% das lavouras de segunda safra já foram colhidas no estado. Enquanto isso, os 100% de área restante estão em maturação.
As regiões que ainda não finalizaram suas atividades são Londrina (99%), Cornélio Procópio e Paranavaí (98%), Ivaiporã (95%) e Jacarezinho (85%).
Do lado da qualidade dessas áreas, os técnicos do Departamento classificaram 74% das lavouras como em boas condições, 23% em médias e 3% em ruins.
Ao mesmo tempo, o reporte traz o avanço das atividades de plantio da safra verão de milho, com 47% da área já semeada, com 43% das lavouras em germinação e 57% já em desenvolvimento vegetativo. No total, o estado deve cultivar 406.446 hectares.
As localidades mais adiantadas no plantio são Francisco Beltrão (95%), Ponta Grossa e Toledo (80%), Pato Branco (77%) e Laranjeiras do Sul (73%).
Detalhando as regiões paranaenses, os técnicos do Deral destacam restam poucas áreas para a conclusão da colheita nas regiões Norte e Noroeste, mas os trabalhos foram interrompidos devido à chuva.
Já nas regionais Oeste e Centro-Oeste, a colheita chegou ao final com produtividades abaixo das esperadas. Por outro lado, as áreas de verão estão se desenvolvendo bem e o plantio deve ser finalizado nas próximas semanas.
Na região Sul, o execesso de chuvas impediu o andamento do plantio do milho primeira safra, o que pode comprometer a janela ideal de semeadura.
0 comentário

Radar Investimentos: mercado de milho entra na segunda quinzena de abril pressionado

Após altas e recordes de vendas na última semana, B3 realiza lucros e milho recua nesta segunda-feira

VLI obtém habilitação para exportar milho à China pelo Espírito Santo

Em 9 dias de abril de 2025, Brasil já exportou mais milho do que em todo abril de 2024

Futuros do milho seguem contabilizando baixas na Bolsa de Chicago ao longo desta segunda-feira

USDA informa nova venda de milho ao Japão