Governo prevê R$1 bi em reforços para transmissão e distribuição de energia no Matopiba
SÃO PAULO (Reuters) – O desenvolvimento da região do Matopiba, principal fronteira agrícola brasileira, deverá exigir mais de 1 bilhão de reais em obras de reforço da transmissão e distribuição de energia elétrica, disse o governo federal nesta quarta-feira.
Estudos apresentados pelo Ministério de Minas e Energia recomendam a construção de 390 quilômetros de novas linhas de transmissão e uma nova subestação no Matopiba, que engloba o oeste da Bahia, sudeste do Tocantins e sul do Maranhão e Piauí. No total, esses empreendimentos envolveriam investimentos de 532 milhões de reais.
Também foram mapeados 660 milhões de reais em investimentos necessários para ampliar a distribuição de energia pelas concessionárias que atuam na região, controladas pelos grupos Neoenergia, Energisa e Equatorial.
Além do cenário de expansão da produção agrícola no Matopiba, com destaque para os cultivos de soja, milho e algodão, a necessidade de ampliar o fornecimento de energia à região também reflete a perspectiva de mecanização e a implantação de grandes sistemas de irrigação, que irão a aumentar a demanda por eletricidade, disse o Ministério de Minas e Energia.
Além disso, essa é uma região para a qual o fornecimento de energia é bastante limitado, com forte utilização de geração a diesel, acrescentou a pasta.
A expectativa é de que os projetos de transmissão para a região sejam levados a leilão em meados de 2023, podendo estar operacionais até 2028, disse nesta terça-feira Erik Rego, diretor de Energia Elétrica da estatal EPE.
Os lotes de Matopiba vão se somar aos grandes empreendimentos que estão sendo estruturados para escoar energia do Nordeste, e que devem resultar em leilões em 2023 com volume recorde de investimentos, afirmou Guilherme Zanetti Rosa, coordenador-geral de Planejamento da Transmissão do Ministério de Minas e Energia.
Segundo Zanetti, os três certames de transmissão estudados para o próximo ano somariam 50,6 bilhões de reais em investimentos.
“Esse número ainda não é fechado… Estamos trabalhando com esse desafio de tentar entender se o mercado vai ter algum gargalo relevante a ponto de fazer com que parte desses investimentos fatalmente tenham que ser postergados para o ano seguinte, ou leilões seguintes”.
(Por Letícia Fucuchima)
0 comentário

Wall Street abre em leve alta enquanto investidores avaliam possíveis isenções de tarifas

Stonex mantém previsão de consumo diesel em recorde de 69,3 bi de litros

Mercado reduz projeções para déficit primário e dívida pública em 2025 e 2026, mostra Prisma

Ibovespa hesita na abertura após duas altas seguidas

Dólar oscila pouco enquanto mercados buscam clareza em tarifas dos EUA

Premiê da China pede a exportadores que diversifiquem os mercados em meio a mudanças "profundas"