Minério de ferro sobe com esperanças de demanda na China e alívio de restrições da Covid
Por Enrico Dela Cruz
(Reuters) - Os contratos futuros de minério de ferro atingiram máximas de uma semana nas bolsas de Dalian e Cingapura nesta segunda-feira, apoiados por esperanças de que as siderúrgicas chinesas reiniciem dezenas de altos-fornos que haviam ficado ociosos devido à queda nas margens e à fraca demanda para reabastecer estoques.
A flexibilização das restrições da Covid-19 em Xangai e a suspensão ou relaxamento de mandatos de testagem em várias cidades chinesas também impulsionaram os mercados, que haviam sido afetados nas últimas duas semanas em meio a preocupações com a fraca demanda na maior produtora de aço do mundo.
O minério de ferro mais negociado para setembro na bolsa de commodities de Dalian fechou em alta de 4%, a 775 iuanes (115,92 dólares) a tonelada, depois de atingir mais cedo 782,50 iuanes, seu maior nível desde 20 de junho.
Na Bolsa de Cingapura, o contrato de julho do ingrediente siderúrgico subiu para 5,7%, para 120,60 dólares a tonelada, seu maior valor desde 20 de junho.
O minério de ferro caiu 22% em Dalian após um sell-off recorde de 10 sessões até 23 de junho, enquanto o contrato em Cingapura registrou o fechamento mais fraco deste ano na quinta-feira passada, a 108,14 dólares a tonelada, arrastado pela desaceleração da produção de aço na China.
O pânico do mercado visto na semana passada diminuiu, disseram analistas da Sinosteel Futures em nota. A expectativa é de que a produção limitada de aço ajude a reduzir os altos estoques, disseram eles, e "a redução na oferta ajudará os preços a pararem de cair".
Mas o cenário geral para o mercado de ferrosos da China não mudou fundamentalmente, disseram analistas.
0 comentário
Wall St cai na abertura ao fim de semana mais curta por feriado
Ibovespa recua pressionado por Vale; Brava dispara cerca de 7%
Dólar sobe e supera os R$6,20 após dados econômicos no Brasil
Brasil abre 106.625 vagas formais de trabalho em novembro, abaixo do esperado
Ibovespa avança nos primeiros negócios em dia de agenda macro intensa
Taxas longas sobem no Brasil com mercado ponderando Treasuries e dados