Lideranças da área da avicultura ressaltam pujança e resiliência do setor neste Dia Mundial do Frango
Podcast
Dia Mundial do Frango
Neste dia 10 de maio, quando é comemorado o Dia Mundial do Frango, o presidente da Coopavel, no Paraná, Dilvo Grolli, e o presidente executivo da Asgav, no Rio Grande do Sul, José Eduardo dos Santos, destacam a importância do setor não só para o Brasil.
De acordo com eles, a avicultura de corte representa fonte de renda para muitas famílias, direta ou indiretamente envolvidas no setor, além de fornecer alimento de qualidade para a mesa dos brasileiros e mais de 150 países mundo afora.
No ano de 2021, segundo dados da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), as exportações de carne de frango bateram recorde, chegando a 4,6 milhões de toneladas. Dentre toda a produção brasileira da proteína, 32,17% é destinada ao mercado externo, enquanto 67,83% ficam em solo brasileiro.
As lideranças do setor destacaram ainda não só o volume de produção no Brasil, mas também a competitividade frente às carnes concorrentes (bovina e suína) e também a sanidade, tendo em vista os atuais surtos de influenza aviária registrados na Europa e Estados Unidos.
Apesar dos bons resultados, o setor, assim como o das outras proteínas animais, enfrenta o desafio dos altos custos de produção, puxado principalmente pelos grãos que fazem parte da nutrição das aves: milho e soja.
Outro gargalo é a questão logística que vem sendo discutida entre os Estados do sul do país, onde se concentra a produção de aves de corte. Para Grolli e Santos, é preciso que se invista nas ferrovias que, de acordo com o presidente da Coopavel, tornam o transporte de produtos do agronegócio 35% mais baratos do que o transporte rodoviário.
0 comentário
Suínos/Cepea: Carne suína ganha competitividade frente à bovina
Preços dos suínos sobem em véspera de feriado com demanda firme e estoques reduzidos
Com sazonalidade e feriados, cotação do frango no atacado paulista registra avanço de 9,4% na primeira quinze de novembro/24
Volume exportado de carne suína alcança 59,4 mil toneladas até a terceira semana de novembro/24
Média diária exportada de carne de frango tem ganho 50,1% até a 3ª semana de novembro/24
Ovos/Cepea: Vendas crescem no atacado, mas preços seguem estáveis