USDA: Vacina contra o vírus da peste suína africana passa nos testes necessários para aprovação regulatória
WASHINGTON, 25 de abril de 2022 – Cientistas do Serviço de Pesquisa Agrícola (ARS) do Departamento de Agricultura dos EUA anunciaram hoje que uma vacina candidata para a Peste Suína Africana (PSA) passou em um importante teste de segurança necessário para aprovação regulatória, aproximando a vacina disponibilidade comercial.
O teste é um marco importante como parte de uma série de estudos de segurança. Esses novos resultados mostram que a vacina candidata do USDA não volta à sua virulência normal, após ser injetada em suínos. Este teste de "reversão à virulência" é necessário para garantir que a forma enfraquecida da vacina do vírus PSA não reverta ao seu estado original.
"Este é um marco crítico para o candidato a vacina PSA. Esses estudos de segurança aproximam esta vacina de estar disponível no mercado", disse o cientista sênior da ARS, Manuel Borca .
Esses estudos de segurança são necessários para obter aprovação para uso no Vietnã e, eventualmente, em outros países ao redor do mundo. O uso comercial futuro, no entanto, dependerá da aprovação do departamento de saúde animal de cada país solicitante.
Embora o vírus esteja causando profundas perdas econômicas para a indústria suína, não houve surtos nos Estados Unidos . O vírus PSA altamente contagioso se espalhou da África para a República da Geórgia em 2007 e, desde então, varreu a Europa Central e a Ásia, antes de chegar à República Dominicana em 2021. O vírus é incapaz de transmitir de porcos para humanos.
"É muito difícil prever como a pressão seletiva pode fazer com que uma vacina viva atenuada retorne à virulência", disse o cientista sênior da ARS Douglas Gladue . "No caso desta vacina candidata em particular, ASFV-G-DI177L, excluímos um gene, o que torna difícil para o vírus simplesmente adicionar o gene de volta. Então, esperávamos que a reversão à sua forma original fosse improvável, mas o teste ainda tem que ser realizado."
Uma cepa de vacina atenuada retém grande parte de sua composição genética e pode mudar geneticamente quando exposta a várias circunstâncias externas. Todas as vacinas vivas atenuadas são versões enfraquecidas de um vírus e podem ser usadas como vacina porque o vírus da vacina viva não causará doença e ainda pode fornecer imunidade.
Esta pesquisa é destacada na edição deste mês da Viruses. A vacina candidata foi recentemente selecionada pela NAVETCO para desenvolvimento comercial no Vietnã. A NAVETCO tem parceria com a ARS na pesquisa e desenvolvimento de vacinas contra a PSA desde 2020. O desenvolvimento adicional continuará assim que a vacina candidata receber a aprovação regulatória do Vietnã.
O Serviço de Pesquisa Agrícola é a principal agência de pesquisa científica interna do Departamento de Agricultura dos EUA. Diariamente, a ARS se concentra em soluções para problemas agrícolas que afetam a América. Cada dólar investido em pesquisa agrícola resulta em US$ 17 de impacto econômico.
0 comentário
Sexta-feira (20) de preços mistos para o mercado do frango
Preços estáveis ou em queda marcam esta sexta-feira (20) para o mercado de suínos
Gripe aviária eleva preços de ovos nos EUA a valores recordes antes do Natal
Instituto Ovos Brasil projeta 2025 com foco em campanhas estratégicas e fortalecimento do consumo de ovos
Frango/Cepea: Avicultor recupera poder de compra
Ovos/Cepea: Oferta limitada eleva preços com força