Com campos de milho todos plantados, Paraguai tem 90% das lavouras em condições excelentes, diz especialista
Podcast
Entrevista com Esther Storch - Diretora Sócia da DASAGRO - Corretora & Consultora de Agronegócios
De acordo com Esther Storch, Diretora Sócia da DASAGRO Corretora & Consultora de Agronegócios, todas as áreas destinadas ao milho no Paraguai já terminaram de ser plantadas, tendo algumas delas sido semeadas ainda no final de dezembro. A especialista aponta que entre 80% a 90% das lavouras estão em condições excelentes devido ao bom clima para a cultura.
Ela explica que 40% das plantas já estão em fase de enchimento de grãos, 40% em floração e 20% em estágio vegetativo. Apesar do bom desenvolvimento de forma geral, o milho plantado mais adiantado, em dezembro e começo de janeiro, deve ter produtividade menor do que as demais áreas, já que houve menos chuva no período. "Ainda assim é uma parte pequena, em torno de 10% da área", afirmou.
Por enquanto o clima segue favorecendo a cultura paraguaia, mas segundo Esther, entre os vários modelos meteorológicos acompanhados pelos produtores locais, um deles aponta que entre a segunda e terceira semana de maio deve haver queda de temperatura na parte Sul do país, abaixo de 12 graus. "Ainda não é um apontamento concreto de que haverá geada, mas dependendo de quanto a temperatura cair, da abrangência da região e o estágio em que o milho estiver, pode, sim, haver perdas", ponderou.
0 comentário
Preços do milho para 2025 são os melhores em 2 anos para vendas antecipadas
Chegada das chuvas aumenta a incidência da cigarrinha-da-pastagem
Demanda forte mantém milho com altas em Chicago nesta sexta-feira
USDA informa nova venda de milho à Colômbia nesta 6ª (20)
Futuros do milho abrem a 6ªfeira com altas em Chicago ainda sustentadas por boa demanda de grãos dos EUA
Radar Investimentos: Mercado de milho no Brasil apresenta um cenário misto