Percevejos e Cigarrinhas atacam lavouras de milho em Laguna Carapã/MS
Podcast
Percevejos e Cigarrinhas atacam lavouras de milho em Laguna Carapã/MS
As lavouras de milho estavam se desenvolvendo bem em Laguna Carapã no Mato Grosso do Sul, mas o município está passando uma intensa pressão de pragas como a cigarrinha e os percevejos.
Segundo o técnico agrícola da Casa da Lavoura de Dourados em Laguna Carapã/MS, Antônio Rodrigues Neto, devido a seca na região, houve dificuldade para realizar as aplicações de defensivos, o que pode ter resultado nesse aumento da população dos insetos.

O especialista conta que a infestação de percevejos é tão alta que demanda aplicações de três em três dias e até mesmo plantas mais velhas, com o caule mais grosso, estão sendo atacadas pelos insetos, que entram por cima do caule.
Já quanto a cigarrinha, Rodrigues Neto explica que as primeiras lavouras plantadas em janeiro sofreram com esse ataque, depois houve um controle dos produtores, mas agora a pressão volta já que os insetos se reproduzem nas lavouras mais antigas, que não tem mais aplicações, e atacam as lavouras mais novas.

Este cenário pode resultar em grandes perdas de produtividade na hora da colheita, o que pioraria ainda mais o quadro do município, que já encerrou a safra de soja 2021/22 com produtividade média apenas entre 28 e 30 sacas por hectare, com áreas de pivô chegando no máximo em 50 sc/ha.
Confira a íntegra da entrevista com o técnico agrícola da Casa da Lavoura de Dourados em Laguna Carapã/MS no vídeo.

0 comentário

Após altas e recordes de vendas na última semana, B3 realiza lucros e milho recua nesta segunda-feira

VLI obtém habilitação para exportar milho à China pelo Espírito Santo

Em 9 dias de abril de 2025, Brasil já exportou mais milho do que em todo abril de 2024

Futuros do milho seguem contabilizando baixas na Bolsa de Chicago ao longo desta segunda-feira

USDA informa nova venda de milho ao Japão

Seguindo trigo e soja, milho abre a segunda-feira com recuos em Chicago