Chuva dificulta final da colheita da soja e término do plantio do milho em Campos de Júlio/MT
Podcast
Chuva dificulta final da colheita da soja e término do plantio do milho em Campos de Júlio/MT
Desde o começo de março os produtores de Campos de Júlio no Mato Grosso enfrentam chuvas todos os dias, o que dificulta a finalização dos trabalhos de colheita da safra de soja 2021/22.
Segundo o produtor rural Tiago Daniel Comiran, as janelas de colheita são pequenas para terminar a colheita que está resultando em produtividades levemente menores do que as esperadas, com patamares ficando entre 55 e 56 sacas por hectare nessas lavouras que já enfrentaram falta de luminosidade em novembro.
As precipitações deste mês também impedem o término das atividades de plantio da segunda safra de milho, restando ainda 10% das lavouras para semear, e a entrada em campo para aplicação de adubação e de defensivos.
Na visão do produtor, a safrinha de milho está se desenvolvendo bem até aqui, mas é preciso que essas chuvas deem uma trégua para os manejos conseguirem avançar da maneira esperada.
Comiran destaca ainda que, os produtores da região estão segurando novas vendas de soja e de milho enquanto olham para a instabilidade do mercado e para os altos custos de produção da próxima temporada 2022/23. Ele aponta que diante de um déficit de cerca de 20% entre a alta dos preços de grãos e os aumentos dos insumos, os produtores estão mais receosos, já que um erro de planejamento neste momento pode custar a rentabilidade da próxima safra.
Confira a entrevista completa com o produtor rural de Campos de Júlio/MT no vídeo.
0 comentário
Soja volta a perder os US$ 10 em Chicago com foco no potencial de safra da América do Sul
USDA informa nova venda de soja - para China e demaisa destinos - e farelo nesta 5ª feira
Bunge alcança monitoramento de 100% da cadeia indireta de soja em áreas prioritárias no Brasil
Soja volta a subir na Bolsa de Chicago nesta 5ª feira, se ajustando após queda da sessão anterior
Complexo Soja: Óleo despenca mais de 3% na Bolsa de Chicago nesta 4ª e pesa sobre preços do grão
Óleo intensifica perdas em Chicago, cai quase 3% e soja vai na esteira da baixa nesta 4ª feira