Sem interesse das distribuidoras, preço do etanol cai em SP após 5 semanas
Os preços do etanol hidratado e anidro caíram no mercado paulista na 1ª quinzena de novembro, após cinco semanas em alta acentuada, segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea, da Esalq/USP), acompanhando o desinteresse das distribuidoras.
"As desvalorizações refletiram a baixa liquidez do mercado spot de SP naquele período, principalmente porque muitos compradores não tinham interesse em comprar o biocombustível - as distribuidoras estavam apenas recolhendo nas usinas de etanol o produto anteriormente adquirido", disse o centro.
Embora o processamento da cana-de-açúcar da safra 2021/22 do Centro-Sul do Brasil tenha encerrado em um número significativo de usinas, segundo o Cepea, seguem incertezas relacionadas aos efeitos do clima nas lavouras ainda influenciam os planos para a próxima safra.
"Segundo relatório da Unica divulgado no dia 10 de novembro, 128 usinas de SP haviam encerrado o processamento da cana-de-açúcar até o final de outubro", disse.
O Índice Cepea/Esalq do etanol hidratado fechou a R$ 3,8099/litro, 0,47% abaixo da última semana de outubro (25 - 29). Já para o etanol anidro, apesar da queda semanal, a média do Índice Cepea/Esalq entre 8 e 12 de novembro ainda foi 2,18% superior à da última semana de outubro, a R$ 4,4299/litro.
0 comentário
Açúcar cai mais de 1% em NY pressionado por previsão de menor déficit global em 2024/25
Açúcar amplia queda em NY e Londres e cotações trabalham próximas às mínimas deste mês
Açúcar abre novamente em queda e já devolve ganhos acentuados do início da semana
Açúcar em NY tem 4ª de baixas de até 2%, sentindo pressão do dólar
OIA reduz previsão de déficit global de açúcar para 2024/25
Açúcar fecha com baixas em NY mas contrato março/25 mantém suporte dos 22 cents/lbp