Ciclone danifica plantações indianas de cana e soja pouco antes da colheita

Publicado em 29/09/2021 10:24

Logotipo Reuters

Por Rajendra Jadhav

MUMBAI, 29 de setembro (Reuters) - Fortes chuvas trazidas pelo ciclone Gulab prejudicaram as safras semeadas no verão da Índia, em culturas como a  soja, algodão, leguminosas e vegetais, pouco antes da colheita nas principais regiões de cultivo, o que pode reduzir a produção e aumentar os preços, disseram autoridades da indústria à Reuters.

A produção mais baixa poderia forçar a Índia, maior importadora mundial de óleos comestíveis e leguminosas, a aumentar as compras internacionais dessas commodities, e também poderia reduzir as exportações de algodão do maior produtor mundial.

O ciclone Gulab, que se originou na Baía de Bengala, atingiu a costa leste no domingo e depois enfraqueceu em uma profunda depressão que trouxe fortes chuvas para os estados do sul de Andhra Pradesh e Telangana e para os estados do oeste de Maharashtra e Gujarat.

"Eu esperava uma safra abundante de soja e bons retornos, já que os preços da soja eram atraentes", disse o agricultor Anand Mane, de Latur, em Maharashtra, de 35 anos.

"Mas pouco antes da colheita, a chuva atingiu e destruiu tudo", disse Mane, cujas safras de soja e cana-de-açúcar tiveram oito acres (cerca de 3 hectares) danificados, levando a uma perda de mais de 250.000 rúpias (US$ 18,5 milhões).

Maharashtra, o segundo maior produtor de soja, algodão e cana-de-açúcar do país e maior produtor de leguminosas semeadas no verão, recebeu 381% mais chuvas do que o normal na terça-feira.

Os agricultores expandiram as áreas de soja, mas as chuvas estão limitando o aumento da produção, disse Davish Jain, presidente da Associação de Processadores de Soja da Índia.

O oficial da indústria esperava que a Índia produzisse mais de 10 milhões de toneladas de soja em 2021, ante 8,9 milhões de toneladas no ano passado.

Mas os danos causados ??pelas chuvas podem limitar o aumento para 9,5 milhões de toneladas, disse um comerciante de uma firma de comércio global.

Os principais estados produtores de algodão receberam chuvas excessivas nos últimos quatro dias, o que afetou seriamente a colheita, disse Chirag Patel, presidente-executivo da Jaydeep Cotton Fibers Pvt Ltd, uma importante exportadora.

"Em uma semana, a perspectiva da produção de algodão mudou. Esperávamos rendimentos mais altos, mas agora os rendimentos vão cair e até a qualidade da safra colhida será inferior no início", disse Patel.

(US$ 1 = 0,0135 rúpias indianas)

(Reportagem de Rajendra Jadhav Edição de Mark Potter)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário