Produtividade do milho safrinha deve cair de 20% a 30% na região de Sinop (MT)
Podcast
Entrevista com Ilson José Redivo - Presidente do Sind. Rural Sinop-MT sobre a Safra de Milho
DownloadCom cerca de metade da área do milho safrinha colhida, a região de Sinop, no Mato Grosso, pode ter perdas de 20% a 30% na produtividade, de acordo com o presidente do Sindicato Rural do Município, Ilson José Redivo.
Segundo ele, a primeira expectativa de produtividade para a área girava em torno de 100 a 110 sacas por hectare, e por enquanto, com as perdas estimadas, pode chegar a 75 a 80 sacas por hectare.
"Esta perda pode aumentar, conforme a colheita for avançando, já que a gente não sabe como vai ficar o milho que foi plantado mais tarde. Algumas áreas de Sinop sofreram ataque de cigarrinha, praga que está sendo difícil de controlar", disse.
Além da cigarrinha do milho, outros fatores influenciaram na produtividade do milho em Sinop, conforme explica Redivo. Um deles foi a entrada de chuvas volumosas, entre 100mm a 150mm na época de adubação, que acabou levando o produto nas enxurradas.
Depois das precipitações intensas, a chuva "cortou cedo", segundo o presidente do Sindicato, prejudicando o desenvolvimento das plantas. "Esperávamos que a estação chuvosa fosse prolongar, mas isso não aconteceu", apontou.
Enquanto a colheita avança, Rediva afirma que cerca de 70% desta safra já fou comercializada, com valores que chegaram até R$ 72,00/saca antes do início da colheita. "É um preço atrativo para o produtor, mesmo com os custos de produção tendo subido", disse.
0 comentário

Mercado do milho tem semana intensa de volatilidade com clima para safrinha ainda incerto e oferta restrita no Brasil

Investimentos e inovações no etanol de milho pautam a 2ª Conferência Internacional UNEM DATAGRO

Milho: Safrinha será insuficiente para recompor estoques do BR e preços devem seguir valorizados

Milho volta a subir na B3 nesta 5ª feira, com mercado ainda preocupado com o clima para a safrinha

Milho registra novas baixas na B3 nesta 5ª feira, atento ao clima para safrinha

Radar Investimentos: mercado brasileiro de milho permanece firme