Chuvas voltam só na segunda quinzena do mês e colocam região Central em alerta para baixa umidade do ar
As previsões mais recentes do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantêm a projeção de uma semana muito seca, com chuvas apenas no extremo norte do Brasil e estado de atenção para baixa umidade relativa do ar na região Central do país.
De acordo com Andrea Ramos, meteorologista do Inmet, após a passagem da intensa massa de ar frio a tendência para os próximos dias também é de temperaturas amenas em boa parte do país. "Para os próximos dias deve se manter o padrão de inverno, com essa massa de ar seco e com temperaturas mais baixas ao amanhecer", comenta.
O Inmet emitiu alerta amarelo para baixa umidade relativa do ar válido em vários pontos da região central até as 18h desta segunda-feira (5). "Umidade relativa do ar variando entre 30% e 20%. Baixo risco de incêndios florestais e à saúde", afirma a publicação oficial.
Veja as áreas em alerta nesta segunda:
Fonte: Inmet
As previsões da Climatempo também destacam que durante as tardes a umidade relativa do ar vai atingir índices críticos, com valores abaixo dos 30% em amplas áreas, e até abaixo de 20% em algumas áreas do interior de São Paulo, Triângulo Mineiro, sul de Goiás e de Mato Grosso e em Mato Grosso do Sul.
"Nas áreas centrais do país, no interior do Sul e do Sudeste as temperaturas vão seguir altas para os padrões desta época do ano. Serão dias de grande amplitude térmica, com noites e madrugadas frias, mas com tardes quentes. A tendência é de uma quinzena seca e quente em muitas áreas do Brasil", complementa a consultoria.
Veja o mapa de previsão de precipitação para os próximos dias:
Fonte: Inmet
De acordo com a atualização do modelo de previsão estendida, divulgada nesta segunda-feira (5) pela Admisnitração Oceânica e Atmosférica (NOAA), a condição de umidade deve retonar apenas na segunda quinzena de julho para o Brasil, e ainda assim com chance de chuva apenas para a região Sul do país.
No período entre 13 e 21 de julho, o NOAA prevê chuva entre 70mm e 80mm no Rio Grande do Sul e no centro-leste de Santa Catarina e Paraná. As demais áreas do país continuam com a tendência de ar muito seco no período.
Veja o mapa de previsão estendida para todo Brasil:
Fonte: NOAA
Sorgo quase no ponto de colheita em Santa Bárbara de Goiás, do produtor Wesley Cardoso
Plantação inicial de morangos em Itaiópolis-SC, por Paulo Marcelo
Inaciolandia-GO na colheita de cana-de-açúcar, por Rodrigo Vieira
Final de tarde em Palotina-PR, por Edmilson Zabott
Envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use a hashtag #imagensdodia
0 comentário
Chuvas devem voltar ao Matopiba nos próximos 5 dias, mas partes do MS, PR e SP seguem secas
Confira a previsão do tempo para esta sexta-feira (22) para todo o Brasil
Monitoramento do Inmet mostra chuvas mais fracas em áreas de Mato Grosso do Sul e Paraná, e previsão é de anomalia negativa nos próximos dias
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (21) para todo o Brasil
Confira a previsão do tempo para esta quarta-feira (20) para todo o Brasil
Inmet: Chuvas podem superar 100 mm no sul de Mato Grosso, Goiás, norte de Mato Grosso do Sul e áreas de Minas Gerais nos próximos dias