Anec melhora previsão de exportação de soja do Brasil em fevereiro para até 7,9 mi t
SÃO PAULO (Reuters) - As exportações de soja do Brasil podem ficar entre 6 milhões e 7,99 milhões de toneladas em fevereiro, estimou nesta quarta-feira a Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec), indicando um intervalo de números mais otimista em relação à semana anterior.
Na previsão da semana passada, a Anec admitiu que as exportações poderiam atingir até 7,63 milhões de toneladas neste mês, embora já trabalhasse com um piso de 6 milhões.
A revisão ocorre em meio a um atraso na colheita causado por um plantio tardio e chuvas desde o mês passado. Mais recentemente, no entanto, alguns períodos secos permitiram a entrada das colheitadeiras nas lavouras.
Neste cenário, a entidade voltou a destacar que as programações dos navios nos portos apontam para o limite máximo da estimativa.
"Porém, é importante observar que devido aos atrasos na colheita e previsão de chuvas... a Anec está considerando a possibilidade de embarque menor de cargas", afirmou em nota.
Em fevereiro do ano passado, o maior produtor e exportador de soja embarcou 6,61 milhões de toneladas, de acordo com a associação.
Para o milho, a expectativa é que as vendas externas de fevereiro cheguem a 545,16 mil toneladas, afirmou a Anec elevando a projeção ante as 534,8 mil toneladas vistas na semana anterior. Um ano antes, o Brasil exportou 415.282 toneladas.
A entidade ainda projeta embarques de farelo de soja em 960,06 mil toneladas, um recuo ante 1,248 milhão de toneladas estimadas na semana passada. Em fevereiro de 2020 o Brasil embarcou 1,02 milhão de toneladas do produto, afirmou a Anec.
(Por Nayara Figueiredo; Edição de Luciano Costa)
0 comentário

Relatório do USDA pode estimular nova altas para soja em Chicago com confirmação de área menor nos EUA

Colheita da soja segue evoluindo bem e alcança mais de 81% da área no BR, aponta Pátria

Exportação de soja do Brasil para China deve ser recorde no 1º trimestre

Soja volta a recuar em Chicago nesta 6ª feira, após disparar na sessão anterior

Agricultores argentinos paralisam vendas de soja devido a perspectivas cambiais obscuras

Soja dispara em Chicago acompanhando altas fortes do óleo e estimula novos negócios no Brasil