Clima favorece produção de alface em São Paulo
As condições climáticas têm sido decisivas para a boa produção de alface no interior de São Paulo. Em algumas cidades, como Ibiúna e Mogi das Cruzes, os agricultores já comemoram os resultados. “As temperaturas mais amenas e o clima mais seco favoreceram a produção de alfaces na primeira quinzena de maio”, conta a analista de mercado do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA), Marina Marangon.
Ela explica que o clima fez a oferta aumentar. Agora, a expectativa é de que as condições continuem favoráveis para uma boa safra. “Com a aproximação do inverno, a produção tende a ser melhor. Além disso, o consumo diminui quando as temperaturas estão mais baixas, fazendo com que as cotações fiquem menores nos próximos meses”, diz.
A alface se desenvolve melhor em temperaturas amenas e poucas chuvas. De acordo com o meteorologista da Climatempo, Alexandre Nascimento, ao longo do mês de junho terá umidade no cinturão verde, a princípio sem risco de geada. “Se confirmada essa previsão, o clima deve ser bastante favorável para a produção de alface”, explica o meteorologista.
Sobre o Grupo Climatempo
Com solidez de 30 anos de mercado e fornecendo assessoria meteorológica de qualidade para os principais segmentos, a Climatempo é sinônimo de inovação. Foi a primeira empresa privada a oferecer análises customizadas para diversos setores do mercado, boletins informativos para meios de comunicação, canal 24 horas nas principais operadoras de TV por assinatura e posicionamento digital consolidado com website e aplicativos, que juntos somam 20 milhões de usuários mensalmente.
Em 2015, passou a investir ainda mais fortemente em tecnologia e inovação com a instalação do LABS Climatempo no Parque Tecnológico de São José dos Campos, no interior de São Paulo. O LABS atua na pesquisa e no desenvolvimento de soluções para tempo severo, energias renováveis (eólica e solar), hidrologia, comercialização e geração de energia, navegação interior, oceanografia e cidades inteligentes.
Atualmente, a Climatempo é a principal empresa de consultoria meteorológica do país e possui serviços especializados para atender mais de 22 segmentos da economia. O Grupo é presidido pelo meteorologista Carlos Magno que, com mais de 35 anos de carreira, foi um dos primeiros comunicadores da profissão no país.
0 comentário
Tomate/Cepea: Maturação, erradicação e fim das lavouras do cedo causam alta no atacado
Batata/Cepea: Preço recua com intensificação da safra das águas e menos chuva
Boletim Prohort: Preço da cebola cai na maioria dos mercados atacadistas analisados pela Conab
Uva/Cepea: Mercado se mantém firme às vésperas do fim de ano
Melão/Cepea: Natal à vista! Preços sobem na Ceagesp
Melancia/Ceoea: Dezembro chegou e traz recuperação nas cotações