ITAL e IAC desenvolvem tecnologia inédita para obtenção de ingrediente fonte de cafeína, sem o uso de solventes
Pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL-APTA) e do Instituto Agronômico (IAC-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, desenvolveram tecnologia inédita para obtenção de ingredientes a partir da casca do café robusta, sem o uso de solventes. O ingrediente natural aquoso e seco pode ser usado como fonte de cafeína na indústria de alimentos e bebidas não alcoólicas de baixo valor calórico e energético natural, além de ter aplicação na formulação de cosméticos e fármacos naturais. O processo teve pedido de patente depositado no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI). O ITAL e o IAC são ligados à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), órgão da Secretaria.
A tecnologia será apresentada pela primeira vez no evento AgriFutura – Inovação no Agronegócio, que será realizado em 3 e 4 de março de 2018, das 8h30 às 19h, na Sede do Instituto Biológico, em São Paulo, Capital. O evento é gratuito e contará com mostra de start-ups, fórum, hackathon, mostra de pesquisa e exposição de inovações.
De acordo com Gisele Anne Camargo, pesquisadora do ITAL, os produtos disponíveis atualmente no mercado como fonte de cafeína passam por processo de extração com o uso de diferentes solventes. Além disso, não há no mercado fontes provenientes de resíduos da agroindústria do café, cultura que ocupa a segunda posição nas commodities de maior valor no mundo. “Este novo processo diminui o descarte de resíduos orgânicos e por não utilizar solvente é considerado uma ‘tecnologia verde’”, explica a pesquisadora que é também diretora da Rede NIT-APTA.
O ingrediente apresenta teores de cafeína de 500 a 2000 µg (micrograma por quilo), além de polifenois, epicatequina e ácidos clorogênicos. “Ele tem aplicação direta em formulações de produtos alimentícios e com refino poderá ser usado em cosméticos e fármacos naturais. O processo pode ser aplicado em pequenas e médias propriedades de café, além de associações e cooperativas”, afirma Gisele, que desenvolveu o processo em conjunto com a pesquisadora do IAC, Terezinha de Jesus Garcia Salva.
As empresas interessadas em licenciar a tecnologia podem entrar em contato com a Rede NIT-APTA, pelo e-mail [email protected] e o telefone (19) 2137-8930.
AgriFutura – Inovações no Agronegócio
Durante o AgriFutura – Inovações no Agronegócio, a APTA e seus seis Institutos e 14 Polos regionais de pesquisa apresentarão palestras e farão a moderação de mesas em pós-colheita e horticultura, genética e proteção biológica na fruticultura, tendências de derivados de leite, biotecnologia em café e tecnologias em grãos, cana, laranja e pecuária de corte. A Agência também reunirá suas propostas de inovação para o agronegócio em um estande.
O AgriFutura será realizado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, APTA, Fundação de Desenvolvimento de Pesquisa do Agronegócio (Fundepag) e Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site www.agrifutura.com.br.
“Esta primeira edição do evento tem o objetivo de mostrar o que está sendo feito para modernizar a agricultura. O AgriFutura reunirá produtores rurais, pesquisadores, investidores, indústrias, comerciantes, start-ups, desenvolvedores, criadores, transformadores e hackers, em um ambiente propicio para o compartilhamento de ideias. Ações como essa estão alinhadas com as diretrizes do governador Geraldo Alckmin”, afirma Arnaldo Jardim, secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.
0 comentário
Mercado do café deve permanecer volátil e sem novos fundamentos neste início do ano
Preços de café do Vietnã sobem, negócios estão lentos
Preços do café seguem com altas moderadas no início da tarde desta 5ª feira (09)
Expocacer registra aumento de 41% nas exportações diretas de café em 2024
Preços do café voltam a trabalhar com ganhos moderados no início da manhã desta 5ª feira (09)
Aumento dos estoques faz preços do café encerrarem 4ª feira (08) com baixa de mais de 1% nas bolsas internacionais