Volume e preços fazem exportação de commodities subir 42% no bimestre
As receitas com as exportações dos produtos básicos somaram US$ 14,2 bilhões no primeiro bimestre deste ano, 42% mais do que em igual período do ano passado.
Essa expansão das receitas se deve tanto a um aumento do volume como dos preços das principais commodities exportadas pelo Brasil.
A soja, com o ritmo mais forte da colheita nas primeiras semanas do ano, puxa o volume de exportação de grãos no mês passado. Foram 3,4 milhões de toneladas, com aumento de 82% em relação a fevereiro de 2016.
O açúcar, outro produto que vem aumentando participação na na balança comercial, perde no volume exportado, mas ganha no preço, quando comparados os números de fevereiro deste ano com os de igual período do ano passado.
As carnes também foram definitivas para o aumento das exportações dos básicos. O país continua aumentando o volume e obtendo preços melhores. O destaque fica para a carne suína, cujas exportações aumentaram 32% na comparação dos meses de fevereiro.
Leia a notícia na íntegra no site Folha de S.Paulo.
0 comentário

Ibovespa fecha com declínio modesto em dia de ajustes

Heinze pressiona governo por alívio emergencial a produtores gaúchos

Alta nos custos de fertilizantes pressiona produção agrícola e contribui para inflação de alimentos

NOPA: Esmagamento de soja nos EUA em março fica abaixo da maioria das estimativas

CNA reúne especialistas para discutir desafios e oportunidades do biodiesel

Sistema de plantio de grãos difundido pela Epagri conserva o solo, atua na mitigação do efeito estufa e promove alta produtividade