Entender a lógica da planta de soja é fundamental para alcançar os 5.000 kg/ha, diz Dirceu Gassen
Com o início da colheita da safra 2016/17, é momento de medir e entender os componentes de produção. Para isso, os agricultores devem entender a lógica da planta, de acordo com o engenheiro agrônomo Dirceu Gassen.
O Brasil vive uma média de produtividade de 3000kg por hectare (50 sacas por hectare). Mas Gassen destaca que algumas áreas chegam até quase 5000kg por hectare (83 sacas por hectare). Logo, ajudar a planta a expressar seu potencial genético, com um melhor manejo, é fundamental para se preparar para a próxima safra e alcançar um alto rendimento.
"Para colher o que estamos colhendo, não precisa mudar nada. Mas, para colher mais, é preciso mudar algumas estratégias", destaca Gassen.
Alguns fatores, como uma distribuição de determinadas variedades da soja em semelhança com o milho e a consciência de que a colheita de grãos é consequência da colheita de energia solar transformada na folha, estão em xeque nessas estratégias. "Quando conhecemos mais, erramos menos", diz.
Uma soja de alto rendimento é uma soja que precisa de alimento e de cuidado diferenciado. Plantas daninhas devem ser manejadas e a estrutura do solo deve estar correta tanto para armazenar água quanto para que a planta possa extrair esses nutrientes. Um solo compactado, sem raiz da planta anterior e sem porosidade perde 50% da capacidade desses nutrientes serem extraídos.
Ele alerta que, em 10 anos, os custos aumentarão e o atual potencial produtivo não será mais suficiente para cobri-los. Por isso, aconselha os produtores a serem mais eficientes em produtividade e a buscar parceiros que os ajudem a entregar os resultados que precisam na lavoura.
0 comentário
Clima em Santa Catarina está favorável e plantio da soja avança com perspectivas para uma boa safra 24/25
Soja em Chicago tem leves altas puxadas pelo recuo do dólar index e anúncio de novas vendas americanas
Falta de chuva prejudica o desenvolvimento do plantio da soja em Laguna Carapã/MS
Complexo soja segue muito volátil: Despencada do óleo, altas no farelo e falta de direção para o grão
Transporte de soja e milho em hidrovias do Tapajós e Madeira é retomado, diz Amport
Soja testa novas altas na Bolsa de Chicago nesta 4ª feira, mas avanço ainda é limitado