Condições climáticas favorecem e plantio da soja é acelerado em MS
A semeadura da safra 2016/2017 de soja chegou a 78,6% das lavouras do estado, de acordo com o Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio (Siga MS), ferramenta desenvolvida pela Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul (Aprosoja/MS). Na semana anterior a média era de 68%, sendo a região sul a que apresenta semeadura mais avançada, com 85,5% de área plantada, segundo levantamento divulgado nesta quinta-feira (10), na Circular Técnica n° 184 da Casa Rural.
Diante disso, pode-se afirmar que os municípios de Amambai, Aral Moreira, Coronel Sapucaia, Laguna Carapã, Ponta Porã e Sete Quedas já concluíram o plantio da oleaginosa.
A região norte, até então com porcentagem média de semeadura abaixo das demais regiões, agora apresenta 70% das lavouras plantadas. Devido à falta de chuvas nas primeiras semanas do ciclo, o início do plantio no norte do estado começou mais tarde neste ano, no comparativo com o sul e o centro de MS.
Já a região centro, que na semana anterior apresentava 52,1% do plantio concluído, agora está com 65,4% da semeadura finalizada. Estima-se que foi plantado um total de 1,980 milhão de hectares de soja em MS até o momento. Ou seja, em uma semana, foi registrado plantio em 299.880 hectares.
Com essa evolução, a semeadura da safra 2016/2017 em Mato Grosso do Sul está 2,6% à frente da porcentagem média registrada na safra 2015/2016 para a data de 04 de novembro.
Estimativas
Até o momento, a Aprosoja/MS projeta aumento de 2,4% da área plantada em Mato Grosso do Sul, passando de 2,46 milhões de hectares na safra 2015/16, para 2,52 milhões de hectares na safra 2016/17. Além disso, também é projetado acréscimo de 2,4% na produção do grão, passando de 7,601 milhões de toneladas na safra anterior, para 7,787 milhões de toneladas nesta safra. Já a produtividade deverá se manter estável, em 51,5 sc/ha.
0 comentário

Soja: Produtor brasileiro tem que seguir escalonando vendas de soja para aproveitar momentos do mercado

Soja tem balanço semanal positivo em Chicago, com preços testando mais elevados patamares em dois meses

Produtores de soja do Paraguai enfrentam 'tobogã' na guerra tarifária

Brasil tem semana de bons negócios com a soja no Brasil; altas em Chicago compensam queda do dólar

Soja fecha com altas de dois dígitos em Chicago, motivada por disparada do óleo nesta 5ª feira

No Senado, CNA debate moratória da soja