Deputado pede para que seja declarada emergência econômica e financeira ao setor leiteiro da Argentina
Na Argentina, o deputado nacional pela província de Tucumán e titular da Comissão de Agricultura da Câmara dos deputados do país, Juan Casañas, pediu para que seja declarada a "emergência econômica e financeira" para o setor leiteiro, cujo impacto mais forte vem sendo sentido pelos produtores, em particular os mais pequenos.
Casañas aponta que os produtores foram prejudicados pelas políticas do governo de Cristina Kirchner, que colocaram as necessidades e as demandas de lado, enquanto outros elos da cadeia enriqueceram.
Um projeto de lei foi apresentado pelo deputado e prevê que o país tenha ferramentas para comandar essa situação de emergência, pois só o governo nacional, em posição protagonista, pode fazer com que os produtores de leite saiam da crise no país.
Por outra parte, o deputado também lamentou a falta de andamento da nova Lei de Sementes do país. "É importante que o estado cumpra o seu papel e não deixe essas políticas nas mãos de uma empresa multinacional*", disse.
Com informações do Noticias Agropecuarias
*O Bolsatech é um sistema alternativo criado para evitar o débito automático de royalities implementadas pela soja da Monsanto. Na Bolsa de Cereais de Buenos Aires (BCBA), ele detecta a presença da Intacta RR2 PRO em uma comercialização de soja e emite um certificado para enviar à Monsanto, para que a empresa reivindique o pagamento de royalities ao produtor.
0 comentário
Frango/Cepea: Competitividade frente à carne suína é a maior desde nov/20
Preços do frango congelado e resfriado registram alta superior a 6% na primeira quinzena de novembro
Preços dos suínos independentes mantêm estabilidade nesta semana, mas tendência é de alta com a chegada do final de ano
Suínos/Cepea: Carne suína ganha competitividade frente à bovina
Preços dos suínos sobem em véspera de feriado com demanda firme e estoques reduzidos
Com sazonalidade e feriados, cotação do frango no atacado paulista registra avanço de 9,4% na primeira quinze de novembro/24