Nova etapa de fiscalização de estoques públicos
Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul recebem a partir desta segunda-feira (17), a 8ª etapa de fiscalização de estoques públicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A operação acontece até o dia 4 de novembro. Os fiscais da Conab aproveitarão a operação para fazer também o cadastro de novos armazéns nos estados visitados.
Nesta rodada, os técnicos da Conab esperam vistoriar 60 armazéns públicos e privados com mais de 217 mil toneladas de grãos como arroz, milho, feijão e trigo, farinha e fécula de mandioca e café. Os fiscais observarão, entre outros quesitos, as condições de armazenagem e conservação e a quantidade dos estoques armazenados.
Este ano, já foram inspecionadas 4,94 milhões de toneladas de produtos, em 569 armazéns em todo o país. Nas etapas anteriores, 141 técnicos da Companhia apuraram 3,08 mil toneladas de perdas naturais, 65,73 mil t de desvios, 1,33 mil t fora do padrão. Também foram desclassificadas, por perda de qualidade, 31,13 mil t de café e feijão.
Em todos os casos, os armazenadores responsáveis terão que ressarcir a estatal, conforme contrato de perda zero assinado entre as partes. Os desvios são informados ao Ministério Público e à Polícia Federal. Além disso, a armazenadora fica impossibilitada de operar com a Companhia por dois anos e deve restituir o estoque inicial em dinheiro ou em produto.
0 comentário
CNA projeta queda de 1,9% no valor bruto da agropecuária do Brasil em 2024
Líderes do Agro: A importância do treinamento do engenheiro agrônomo para a agricultura brasileira
Prosa Agro Itaú BBA | Perspectivas para a indústria da soja e a Lei "Combustível do Futuro"
Fertilizantes produzidos com tecnologias sustentáveis reduzem emissões de gases nocivos e integram nova etapa da agricultura regenerativa
FPA leva produção agropecuária do Brasil para a COP-29
Brasil e China estão perto de acordo em miúdos suínos e pescados, dizem fontes