Mercados asiáticos têm forte queda com preocupação sobre Fed
XANGAI/SYDNEY (Reuters) - Os mercados acionários asiáticos sofreram nesta segunda-feira a pior perda desde junho, com os investidores preocupados com a possibilidade de o Federal Reserve, banco central norte-americano, elevar a taxa de juros já na próxima semana.
O índice de blue chips chinês teve a maior queda em três meses. O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, recuou 1,67 por cento, a maior perda percentual desde 13 de junho. O índice de Xangai caiu 1,88 por cento.
Os investidores estão preocupados que o Fed eleve os juros já na próxima semana, depois que o presidente do Fed de Boston, Eric Rosengren, disse em um discurso na sexta-feira que aumentos graduais na taxa de juros podem estar de acordo com a economia dos EUA em pleno emprego e que juros baixos estão aumentando a chance de uma economia superaquecida.
Notícias de que o banco central do Japão está avaliando maneiras de inclinar a curva de rendimento dos títulos japoneses, junto com preocupações de que bancos centrais em geral estão ficando sem opções de estímulo, afetaram as dívidas soberanas e o apetite por risco globalmente.
O índice MSCI, que reúne ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão, perdia 2,87 por cento às 7:40, afastando-se das máximas de 13 meses.
. Em TÓQUIO, o índice Nikkei recuou 1,73 por cento, a 16.672 pontos.
. Em HONG KONG, o índice HANG SENG caiu 3,36 por cento, a 23.290 pontos.
. Em XANGAI, o índice SSEC perdeu 1,88 por cento, a 3.020 pontos.
. O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, retrocedeu 1,67 por cento, a 3.262 pontos.
. Em SEUL, o índice KOSPI teve desvalorização de 2,28 por cento, a 1.991 pontos.
. Em TAIWAN, o índice TAIEX registrou baixa de 1,18 por cento, a 8.947 pontos.
. Em CINGAPURA, o índice STRAITS TIMES não operou.
. Em SYDNEY o índice S&P/ASX 200 recuou 2,24 por cento, a 5.219 pontos.
(Por Wayne Cole)
1 comentário
Dólar ronda estabilidade na abertura e caminha para ganho semanal com aversão ao risco
China diz estar disposta a dialogar com os EUA para impulsionar comércio bilateral
Rússia diz que ataque com míssil hipersônico na Ucrânia foi aviso ao Ocidente
Índices da China têm pior dia em seis semanas com balanços e temores por Trump
Wall Street fecha em alta, enquanto Dow Jones e S&P 500 atingem picos em uma semana
Ibovespa fecha em queda com ceticismo do mercado sobre pacote fiscal
Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC
Acabou o efeito da conversa mole, a China vai fazer isso e vai fazer aquilo, o comunismo é lindo, etc... Aí os EUA podem aumentar 025% os juros e os chineses tem um churrio. Acredito mesmo que está no fim a era dos picaretas, dos falsos, dos mentirosos, a realidade vai bater na cara de todos eles. Os brasileiros estão brincando com coisa séria de novo, deve ser o efeito da vaselina que os politicos andam passando por aí. De novo, acredito que esse ufanismo em torno do Brasil é falso, nossa economia não vai se recuperar fácil assim, mesmo o agronegócio está sustentado pelo câmbio e acredito que essa politica continue, entretanto o país vai quebrar e dessa vez não terá dinheiro para pagar nem os juros das dividas.