Rússia bombardeia militantes sírios a partir de base iraniana pela primeira vez
Por Andrew Osborn
MOSCOU (Reuters) - Bombardeiros da Rússia posicionados no Irã atacaram alvos de militantes na Síria nesta terça-feira, informou o Ministério da Defesa russo, depois que Moscou encaminhou aeronaves para uma base da Força Aérea iraniana para ampliar sua campanha na Síria.
O ministério disse que os ataques com bombardeiros de longo alcance Tupolev-22M3 e caças-bombardeiros Sukhoi-34 foram realizados a partir da base aérea iraniana de Hamadan.
Acredita-se ter sido a primeira vez que a Rússia atacou alvos dentro da Síria a partir do Irã desde que iniciou uma campanha de bombardeios em apoio ao presidente sírio, Bashar al-Assad, em setembro do ano passado.
A medida mostra que a Rússia está expandindo seu papel e presença no Oriente Médio e acontece em meio a reportagens da mídia russa segundo as quais Moscou pediu permissão ao Irã e ao Iraque para disparar mísseis de cruzeiro contra alvos sírios através de seus territórios a partir do Mar Cáspio.
A pasta disse que os ataques desta terça-feira visaram o Estado Islâmico e militantes antes conhecidos como a Frente Al-Nusra nas províncias de Aleppo, Idlib e Deir al Zour.
Os bombardeiros vinham sendo protegidos por jatos da base aérea russa de Hmeymim, na província síria de Latakia, disse o ministério.
0 comentário

Dólar fecha estável ante real, mas acumula alta na semana antes de tarifas de Trump

Trump diz que está disposto a fazer acordos sobre tarifas

Ibovespa fecha em queda com realização de lucros endossada por commodities e NY

Governo não pretende mudar política de meta fiscal e limite de gasto, diz Haddad

Brasil abre 431.995 vagas formais de trabalho em fevereiro, mostra Caged

Moraes arquiva investigação contra Bolsonaro sobre cartão de vacina