Com clima irregular, produção de soja deve registrar quebra de até 15% em Erechim (RS)
Podcast
Com clima irregular, produção de soja deve registrar quebra de até 15% em Erechim (RS)
Download
O clima irregular na safra 2015/16 já faz os produtores da região de Erechim (RS) acreditarem uma queda de até 15% na produção de soja. O excesso de chuva prejudicou o desenvolvimento das plantas e dificultou os tratos culturais.
Segundo o presidente do sindicato rural, João Picolli, por conta da irregularidade no clima muitas áreas na região precisaram ser replantadas, trazendo custos adicionais com sementes, adubos, mão de obra e etc. Outra conseqüência do excesso de chuva foi a dificuldade na aplicação dos defensivos.
Agora começaram a aparecer os primeiros focos de ferrugem, mas Picolli afirma que o cenário ainda não é preocupante para a propagação da doença.
Paralelamente, os produtores aproveitaram os bons níveis de preço - proporcionado pelo dólar - para realizar a venda antecipada. Na região cerca de 30% da produção foi fixada em contratos futuros.
Mesmo com a redução na produtividade, há expectativa de que o preço vai compensar esse prejuízo, aumentando de 15% a 20% até março", explica Picolli.
Milho
A safra de verão também sofreu com as intempéries climáticas. Segundo projeção do sindicato rural a quebra deve variar entre 15% a 20% em relação perspectivas iniciais.
A falta de luminosidade afetou o enchimento do grão de milho, com isso é esperado um cereal com peso menor. "Então agora será preciso um número mais de espigas para completar uma saca de 60 quilo", explica Picolli.
Ainda assim o presidente afirma que a produção ficará próxima da colheita da safra passada, em torno de 6 milhões de tonelada, mesmo com a redução na área plantada.
0 comentário
Soja volta a perder os US$ 10 em Chicago com foco no potencial de safra da América do Sul
USDA informa nova venda de soja - para China e demaisa destinos - e farelo nesta 5ª feira
Bunge alcança monitoramento de 100% da cadeia indireta de soja em áreas prioritárias no Brasil
Soja volta a subir na Bolsa de Chicago nesta 5ª feira, se ajustando após queda da sessão anterior
Complexo Soja: Óleo despenca mais de 3% na Bolsa de Chicago nesta 4ª e pesa sobre preços do grão
Óleo intensifica perdas em Chicago, cai quase 3% e soja vai na esteira da baixa nesta 4ª feira