2016: tendências da carne de frango em três dos cinco BRICS

Publicado em 28/08/2015 12:39

O Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) acaba de divulgar suas primeiras projeções acerca das tendências da carne de frango do próximo exercício (2016) em três dos cinco BRICS, a saber, Brasil, Rússia e China.

Faltam, portanto, Índia e África do Sul, o que não invalida rápida análise dos “BRC” já que estes, entre os cinco grandes emergentes, são os principais “players” da carne de frango – seja em termos de produção, de consumo ou, ainda, de comércio internacional.

Na produção, a maior expansão deve ficar com a Rússia. Incremento de 9% neste ano e de outros 3% em 2016. O que irá implicar em aumento de 12% no biênio 2014-2016. Para a China é previsto crescimento próximo de zero em 2015 e de não mais que 1% no ano que vem. Estabilidade, portanto. Já a produção brasileira tende em 2016 ao mesmo índice de expansão de 2015 - +3%. Ou 6% no biênio. A ressaltar, aqui, que - pelas projeções do USDA - em 2015 o Brasil passa à frente da China, tendendo a manter a posição de segundo maior produtor mundial também em 2016.

Na importação, a participação do Brasil é nula. Mas o País tem os outros dois países como grandes clientes. E, neste caso, as perspectivas são desfavoráveis às vendas externas brasileiras porque, tanto em 2015 como em 2016, Rússia e China devem reduzir suas importações. É, pelo menos, o que prevê o USDA neste momento.

Leia a notícia na íntegra no Avisite

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Avisite

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário