Cooxupé estima colheita do café em 21%, índice abaixo do ano passado. Primeiros lotes têm grãos miúdos mas qualidade preservada
Publicado em 08/07/2015 12:47
Cooxupé estima colheita do café em 21% e ritmo está bem abaixo do ano passado. Primeiros lotes apresentam grãos miúdos mas qualidade está preservada
A Cooxupé, Cooperativa Regional dos Cafeicultores em Guaxupé, estima que até o momento a colheita na região esteja em 21%, ritmo abaixo dos anos anteriores que na mesma época chegava a 34%. Para, Carlos Paulino, presidente da cooperativa, algumas regiões tiveram atrasos significativos.
“Esse atraso tem a ver com a florada, que devido à estiagem do início do ano, nos meses de janeiro e fevereiro contribuiu para a demora na formação do grão. O produtor esperou mais tempo do que o habitual para não colher o café verde”, explica.
Outro problema apontado pelos produtores, segundo Paulino, é o tamanho do grão. “No Sul de Minas, os grãos estão menores e é necessário mais café para fazer uma saca beneficiada. Já na região do Cerrado o tamanho do grão está normal. No entanto, os produtores se queixam de uma quebra considerável na produção".
Sobre o volume de café entregue à Cooperativa, Paulino confirmou que a expectativa de 4,6 milhões de sacas dos cooperados está mantida. " Ainda é cedo para falar em problemas de produção e esse maior volume em relação ao ano passado é porque estamos expandindo as áreas de atuação da Cooperativa , não pelo aumento de produção e sim pela expansão da área”, conclui.
Entretanto, a qualidade do café segue a mesma. “O grão miúdo não é problema em termos de qualidade, a bebida está muito boa por sinal. Estamos com previsão de chuva nesses próximos dias, portanto, não sabemos o que vai acontecer com a qualidade, mas até o momento a bebida está excelente”, revela o presidente.
Os preços, segundo ele estão abaixo do esperado. Devido à quantidade de sacas nesta safra o valor deveria aumentar. “A saca segue ao redor dos R$ 415,00 a R$ 420,00. Produtor está retraído e procurando financiar o pouco café colhido. A dica é para que se espere melhores momento para negociação”, ressalta.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta//Nandra Bites
0 comentário
Preços do café avançam com ajustes técnicos no inicio da tarde desta 2ª feira (04)
“Oscar do Café” reconhece os melhores grãos da Região do Cerrado Mineiro no dia 13 de novembro
Governo do Espírito Santo prorroga suspensão de emissão que autoriza queima controlada
Expectativas para o Prêmio Especialíssimo 2024 da Cooxupé
Mercado cafeeiro inicia a 2ª feira (04) com preços mistos nas bolsas internacionais
Clima e dólar pesam sobre os preços do café e cotações fecham em queda em NY e Londres