HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Plantio de soja em MT atinge 79,56% da área e supera índice da média histórica, diz Imea

Publicado em 01/11/2024 16:36 e atualizado em 01/11/2024 17:20

Logotipo Reuters

SÃO PAULO (Reuters) - O plantio de soja em Mato Grosso atingiu 79,56% da área total estimada na safra 2024/25 até esta sexta-feira, aumento de 23,83 pontos percentuais em relação à semana anterior, à medida que o tempo mais úmido permitiu uma aceleração dos trabalhos na parte final de outubro, informou o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

Após um início lento por conta da demora na regularização das chuvas, o plantio de soja no principal Estado produtor do Brasil ainda segue atrasado ante o mesmo período do ano passado (83,32%).

Mas ritmo da safra atual já supera por pouco a média histórica para a época (79,11%), segundo dados do Imea, após fortes avanços no plantio nas últimas duas semanas.

"Com o retorno das chuvas mais generalizadas e em bons volumes, as perspectivas para a safra de soja estão positivas, com o produtor recuperando os atrasos iniciais no plantio", disse nesta sexta-feira a especialista de inteligência de mercado da StoneX, Ana Luiza Lodi, em nota da consultoria, que elevou a projeção de safra do Brasil para um recorde de 166 milhões de toneladas.

No segundo e terceiro Estados produtores do Brasil (Rio Grande do Sul e Paraná), o plantio também avançou, segundo órgãos estaduais.

No Rio Grande do Sul, o plantio teve "intensificação" na última semana, expandindo-se de 3% para 10% da área projetada, segundo a Emater. O trabalho está avançado em relação ao ritmo do ano passado (3%), mas atrasado na comparação com a média histórica (16%).

"A evolução se deu especialmente nas grandes propriedades e em áreas onde não há trigo para colher nem arroz para semear. As lavouras semeadas demonstram emergência rápida e uniforme", disse a Emater, citando estande "satisfatório" das plantas.

Já no Paraná o plantio havia avançado até o início desta semana para 74% da área projetada, contra 69% no mesmo período do ano passado, e também está adiantado em relação aos últimos anos, segundo dados do Departamento de Economia Rural (Deral).

(Por Roberto Samora)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário