China eleva importações de soja em maio com compras da América do Sul
PEQUIM (Reuters) - As importações de soja pela China cresceram 2,7 por cento em maio na comparação com o mesmo período do ano passado, para 6,13 milhões de toneladas, mostraram nesta segunda-feira dados alfandegários, enquanto há expectativas de novos aumentos nos próximos meses que levantam preocupações sobre as margens de esmagamento no maior importador global.
As importações continuaram a subir devido a uma safra recorde na América do Sul e com a chegada de carregamentos comprados anteriormente.
As importações chinesas, que cresceram 15,4 por cento ante abril, e expectativas de um volume recorde para junho têm pressionado os preços do farelo de soja ao seu nível mais baixo em oito anos. Uma redução nas criações de suínos também prejudicou a demanda por farelo de soja, principal produto do esmagamento da oleaginosa.
As importações mensais de soja pela China em junho poderão atingir até 8,5 milhões de toneladas, um volume mensal quase recorde, de acordo com estimativas de alguns analistas.
O país é o maior importador mundial da oleaginosa, respondendo por mais de 60 por cento do volume negociado globalmente.
As importações chinesas nos primeiros cinco meses do ano caíram 2,7 por cento, para 27,07 milhões de toneladas, de acordo com os dados.
(Reportagem de Niu Shuping e Dominique Patton)
1 comentário
Soja tem quarta sessão consecutiva de perdas e contratos janeiro e março perdem os US$ 10 por bushel em Chicago
Soja intensifica baixas em Chicago nesta 5ª feira e perde mais de 1% na carona dos grãos, derivados e petróleo
Soja se desenvolve bem em Itambaracá/PR
Soja tem novo dia de preços lateralizados em Chicago nesta 5ª, mas sente pressão do dólar
A Moratória da Soja e a narrativa de caos ambiental: uma crítica à ABIOVE e ao Impacto no Desenvolvimento do Mato Grosso
Demanda forte pela soja brasileira mantém prêmios subindo e compensando perdas em Chicago
Telmo Heinen Formosa - GO
Parece que está longe o dia em que os jornalistas empregarão o verbo correto..., não é só neste caso, mas em muitos outros. A afirmação acima pode estar correta, mas não está porque o missivista utilizou dados fisicos de embarques para seus argumentos, sendo que as operações de "Compra & Venda" ocorreram quase todas (senão integralmente) a PRAZO!!!!..., às vezes com meses de antecedencia.... Para que esclarecer se dá para confundir? [Teoria do Emburrecimento para Imbecilização e criação de Idiotas Úteis]!