Soja: Dólar em alta diminui comercialização da nova safra dos EUA, aponta Imea
O dólar em alta vem reduzindo a competitividade da soja norte-americana da safra 15/16. Dados do USDA apontam vendas da próxima safra de soja dos EUA 52% abaixo das da safra 14/15. Até a terceira semana de maio apenas 4,54 milhões de toneladas da safra 15/16 foram vendidas, o menor volume desde 2010. Além disso, níveis elevados dos estoques globais também reduzem o interesse mundial de compra dos importadores.
O dilema neste momento é saber o quanto podem pesar sobre os preços no curto prazo as combinações de variáveis como: estoques mundiais amplos, expectativa de área recorde e clima favorável nos EUA, além de as compras por parte da China, tanto da safra atual como da safra futura norte-americana, estarem bastante reduzidas. Mesmo que os preços internacionais venham a se reduzir um pouco mais, o câmbio em patamares atuais pode servir como uma válvula de escape aos preços internos.
Leia o boletim na íntegra no site do Imea.
0 comentário
Soja tem quarta sessão consecutiva de perdas e contratos janeiro e março perdem os US$ 10 por bushel em Chicago
Soja intensifica baixas em Chicago nesta 5ª feira e perde mais de 1% na carona dos grãos, derivados e petróleo
Soja se desenvolve bem em Itambaracá/PR
Soja tem novo dia de preços lateralizados em Chicago nesta 5ª, mas sente pressão do dólar
A Moratória da Soja e a narrativa de caos ambiental: uma crítica à ABIOVE e ao Impacto no Desenvolvimento do Mato Grosso
Demanda forte pela soja brasileira mantém prêmios subindo e compensando perdas em Chicago