INTL FCStone revisa para cima projeção da safra brasileira de grãos
Consultoria prevê produções de 93,6 milhões de toneladas de soja e 75,51 milhões de toneladas no caso do milho
Com a colheita de soja finalizada em quase todas as regiões produtoras, a safra brasileira entra em sua reta final. Apesar dos problemas climáticos pontuais verificados em algumas localidades, como no Matopiba (que abrange os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), a consultoria INTL FCStone ajustou o número total de produção para cima. Segundo a revisão de abril, divulgada nesta terça-feira (07), o Brasil deve produzir 93,6 milhões de toneladas de soja no ciclo 2014/15. ‘Foram feitos ajustes a partir da observação da produtividade dos estados que têm o ciclo mais tardio e que portanto estão na época de colheita’, explicou em relatório.
No Paraná, onde ainda há oleaginosa sendo retirada do campo, a produtividade estimada é de 3,3 toneladas por hectare, contra 3,26 ton/ ha calculado na revisão anterior. O número atualizado resulta em uma produção recorde de 17,2 milhões de toneladas. Segundo análise da consultoria, o clima no estado se mostrou muito favorável ao desenvolvimento da safra, mesmo nos ciclos mais tardios.
Já no Rio Grande do Sul, onde as chuvas propiciaram a ocorrência de pragas, o controle com defensivos recuperou as condições das lavouras. A produtividade deve atingir 2,92 toneladas por hectare. Os estoques finais da safra devem continuar confortáveis, em pouco mais de 5 milhões de toneladas.
Para o milho, a INTL FCStone trouxe uma produção de 75,51 milhões de toneladas na safra 2014/15, um aumento de mais de 500 mil toneladas em relação ao número divulgado em março. Não houve revisão das expectativas para a primeira safra, cuja produção estimada foi mantida 29 milhões de toneladas.
Para a segunda safra, a produção foi elevada devido a revisões de área no Centro-Oeste. Como os preços do milho se mantém em níveis mais favoráveis e não há muitas alternativas ao cereal no inverno, o plantio prosseguiu fora da janela ideal. ‘Por enquanto, não foram feitas alterações na produtividade das cinco regiões brasileiras, mas as atenções devem estar voltadas para o clima nos próximos meses’, atentou. De acordo com os cálculos da consultoria, a produção brasileira da safra de inverno de milho corresponde a 46,47 milhões de toneladas.
0 comentário
Ibrafe: semana foi marcada por poucos negócios no mercado do feijão
Semeadura do feijão está concluída na maior parte do Rio Grande do Sul
Produção de gergelim cresce 107% na safra de 2023/24 no Brasil
Ibrafe: Acordo do Gergelim abre caminho para o Feijão com a China
Arroz/Cepea: Preços são os menores em seis meses
Arroz de terras altas se torna opção atrativa de 2ª safra entre produtores do norte de Mato Grosso