BC anuncia que não renovará programa de oferta diária de swaps cambiais que vence dia 31
SÃO PAULO (Reuters) - O Banco Central anunciou na noite desta terça-feira que não renovará o programa de oferta diária de swaps cambiais, que vence no dia 31 de março, mas se comprometeu a renovar integralmente os contratos que vencem a partir de 1º de maio.
"Os swaps cambiais vincendos a partir de 1º de maio de 2015 serão renovados integralmente, levando em consideração a demanda pelo instrumento e as condições de mercado", disse a autoridade monetária em comunicado.
Os leilões de venda de dólares com compromisso de recompra, segundo o BC, continuarão a ser realizados em função das condições de liquidez do mercado de câmbio.
O programa de leilões de swap cambial, que equivale à venda futuro de dólares, e de vende de dólares com compromisso de recompra foi lançado em agosto de 2013, com o objetivo de fornecer "hedge" ao mercado e evitar maiores pressões sobre o câmbio.
No início, a oferta diária era de 10 mil contratos de swaps cambiais e leilões semanais de venda de dólares com compromisso de recompra, os chamados leilões de linha.
No ano passado, contudo, o BC reduziu a oferta diária para 4 mil contratos de swaps, ou o equivalente a 200 milhões de dólares, e acabou com os leilões de linha regulares.
No fim de dezembro, o BC anunciou que o programa seria estendido até pelo menos 31 de março deste ano, mas reduziu as ofertas diárias para até 2 mil contratos, equivalentes a 100 milhões de dólares.
(Por Eduardo Simões e Raquel Stenzel)
0 comentário
Ibovespa fecha em queda e caminha para pior ano desde 2021
Dólar sobe para perto dos R$6,20 em dia sem leilões do Banco Central
Taxas longas sobem e curtas caem com mercado de olho em dados de inflação e emprego
Brasil terá bandeira tarifária verde em janeiro, sem cobrança extra na conta de luz
Ações europeias encerram semana em alta com impulso de setores financeiro e de saúde
Wall St cai na abertura ao fim de semana mais curta por feriado