Agroconsult estima nova safra de cana do centro-sul em recorde 620 mi t
SÃO PAULO (Reuters) - A consultoria Agroconsult estimou nesta quinta-feira a moagem de cana do centro-sul do Brasil em recorde de 620 milhões de toneladas na nova safra 2015/16, que começa a ser colhida nas próximas semanas, ante 600 milhões de toneladas da previsão de novembro e acima de outras estimativas do mercado.
A produção de açúcar do centro-sul, região responsável por quase 90 por cento do cultivo de cana do país, deverá atingir 33,5 milhões de toneladas em 2015/16, uma alta de 2,5 por cento ante 2014/15, disse a consultoria.
A produção de etanol foi estimada em 28,7 bilhões de litros, avanço de 9,5 por cento ante 2014/15.
(Por Gustavo Bonato)
Agroconsult revisa previsão e moagem de cana 2015/16 deve atingir 620 milhões de toneladas no Centro-Sul
A Agroconsult revisou para cima a projeção de moagem de cana-de-açúcar para a safra 2015/16 que se inicia em abril no Centro-Sul. O novo cálculo aponta para um volume de 620 milhões de toneladas, ante 600 milhões de toneladas da estimativa anterior, mantida desde novembro do ano passado. Mesmo abaixo da média nas regiões canavieiras do Centro-Sul do Brasil, as chuvas foram bem distribuídas na primavera e início do verão e, em fevereiro, finalmente os volumes ficaram acima da média histórica, principalmente no Estado de São Paulo.
“A questão atual é se a indústria terá capacidade para moer esse volume. Na safra 2013/14, foram moídas quase 600 milhões de toneladas. Hoje, essa diferença de 20 milhões de toneladas corresponderia a uma semana a mais de moagem, com a mesma capacidade instalada”, explica Fábio Meneghin, analista da Agroconsult.
A safra 14/15 de cana no Centro-Sul produziu 570 milhões de toneladas, uma quebra de 4,5% no volume total. Em algumas regiões tradicionais produtoras de cana, a quebra chegou a 10%.
Atualmente a cana apresenta níveis de biomassa bem melhores que na mesma época do ano passado e isso indica que, se realmente se confirmarem as previsões de bons volumes de chuvas para março, os canaviais do Centro-Sul deverão apresentar produtividade média acima do registrado na safra 2014/15.
O índice de vegetação médio dos canaviais para o Centro-Sul já está ligeiramente acima do observado na última safra, conforme apurado pela Agrosatélite, empresa do Grupo Agroconsult, dentro do Sistema de Monitoramento de Canaviais CanaPro. “São Paulo é o estado que apresenta a maior recuperação do índice de vegetação, o que deverá refletir nas produtividades” explica Bernardo Rudorff, diretor da Agrosatélite.
A Agroconsult projeta um ganho de 3,4 toneladas por hectare na safra 15/16, elevando a produtividade média do Centro-Sul para 74,2 toneladas por hectare sobre uma área a ser colhida estimada em 8,35 milhões de hectares (expansão de aproximadamente 300 mil hectares sobre a safra 14/15), resultando num potencial de 620 milhões de toneladas de cana (crescimento de 8,8% sobre a safra anterior).
A produção de açúcar estimada será de 33,5 milhões de toneladas (aumento de 2,5% sobre 14/15) e a de etanol total deverá chegar a 28,7 bilhões de litros (expansão de 9,5%).
0 comentário
Alta do petróleo evita perda mais expressiva e açúcar fecha 6ª feira (22) com variações mistas
Açúcar recupera perdas em NY, sobe quase 1% e fica quase estável no acumulado semanal
Futuros do açúcar seguem pressionados e abrem novamente em queda nesta 6ª feira (22)
Açúcar cai mais de 1% em NY pressionado por previsão de menor déficit global em 2024/25
Açúcar amplia queda em NY e Londres e cotações trabalham próximas às mínimas deste mês
Açúcar abre novamente em queda e já devolve ganhos acentuados do início da semana