De quem é o crédito do Programa Pró-Alcool ? Tenho hoje 62 anos. Ainda me lembro bem quando o presidente Geisel mandou que se fizesse um Programa de Substituição de Importações, não só para o petróleo, cujos preços explodiram naquela época (1973)ameaçando a capacidade da balança de pagamentos do Brasil.<br />
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O álcool foi o produto, talvez único, daquele programa, a dar certo, muito bem sucedido, ser hoje o que é.<br />
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O programa ia muito bem, quando os usineiros resolveram dar uma escorregada irresponsável deixando os consumidores sem abastecimento nas bombas, o que revoltou os que acreditaram na garantia do fornecimento e ficaram sem o combustível, desmoronando em seguida a venda de carros a álcool, que caiu a 3%. Na época os usineiros preteriram a produção do álcool em favor do açúcar, em vista do aumento mundial do seu preço, não se importando nem um pouco com a falta do combustível para os proprietários de carros a álcool. A recuperação foi lenta, mas hoje é uma realidade econômica e ambiental, inestimável, que o coloca o país em posição privilegiada no Mundo. <br />
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Aquilo que começou como objetivo de “ substituição de importações “ e não com preocupações ambientais, faz do país hoje, um exemplo a ser seguido, pela utilização de um combustível limpo, não poluente e renovável, agora que o Mundo acordou para o problema do aquecimento solar. Além disso, o petróleo se tornou um problema ambiental, pela poluição das grandes cidades e, econômico pelos seus preços atuais, altos, instáveis e abusivos com as crises políticas constantes do Oriente Médio.<br />
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Segundo o jornalista João Batista Olivi, do Canal Rural e Notícias Agrícolas, a iniciativa e o esforço para o desenvolvimento do Pro-álcool foi do Brigadeiro Piva. Quanto a mim, lembro-me de que este programa fez parte de um programa maior de Substituição de Importações, do Governo Geisel, na crise do Oriente Médio de 1973, que fez os preços do petróleo subir, na época, de US$ 13,00 dólares para US$ 33,00, por barril, um absurdo para a época. Lá se foram 33 anos e ainda estamos preocupados com o preço do barril. <br />
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Por isso, álcool e bio-diesel são hoje, os instrumentos para nova independência do Brasil.<br />
De quem é o crédito do Programa Pró-Alcool ? Tenho hoje 62 anos. Ainda me lembro bem quando o presidente Geisel mandou que se fizesse um Programa de Substituição de Importações, não só para o petróleo, cujos preços explodiram naquela época (1973)ameaçando a capacidade da balança de pagamentos do Brasil.<br />
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O álcool foi o produto, talvez único, daquele programa, a dar certo, muito bem sucedido, ser hoje o que é.<br />
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O programa ia muito bem, quando os usineiros resolveram dar uma escorregada irresponsável deixando os consumidores sem abastecimento nas bombas, o que revoltou os que acreditaram na garantia do fornecimento e ficaram sem o combustível, desmoronando em seguida a venda de carros a álcool, que caiu a 3%. Na época os usineiros preteriram a produção do álcool em favor do açúcar, em vista do aumento mundial do seu preço, não se importando nem um pouco com a falta do combustível para os proprietários de carros a álcool. A recuperação foi lenta, mas hoje é uma realidade econômica e ambiental, inestimável, que o coloca o país em posição privilegiada no Mundo. <br />
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Aquilo que começou como objetivo de “ substituição de importações “ e não com preocupações ambientais, faz do país hoje, um exemplo a ser seguido, pela utilização de um combustível limpo, não poluente e renovável, agora que o Mundo acordou para o problema do aquecimento solar. Além disso, o petróleo se tornou um problema ambiental, pela poluição das grandes cidades e, econômico pelos seus preços atuais, altos, instáveis e abusivos com as crises políticas constantes do Oriente Médio.<br />
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Segundo o jornalista João Batista Olivi, do Canal Rural e Notícias Agrícolas, a iniciativa e o esforço para o desenvolvimento do Pro-álcool foi do Brigadeiro Piva. Quanto a mim, lembro-me de que este programa fez parte de um programa maior de Substituição de Importações, do Governo Geisel, na crise do Oriente Médio de 1973, que fez os preços do petróleo subir, na época, de US$ 13,00 dólares para US$ 33,00, por barril, um absurdo para a época. Lá se foram 33 anos e ainda estamos preocupados com o preço do barril. <br />
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Por isso, álcool e bio-diesel são hoje, os instrumentos para nova independência do Brasil.<br />