Fala Produtor - Mensagem

  • Tedaldo Buratti Jr. São Paulo - SP 05/02/2007 23:00

    Amigos, estou repassando como os argentinos analisam a tomada dos mercados do Brasil pelos chineses. Leiam com aten&ccedil;&atilde;o. O site &eacute; www.bbcBrasil.com/portuguese:<br /><br />Titulo: China amea&ccedil;a desbancar Brasil no Mercosul , por Marcia Carmo De Buenos Aires - <br />T&ecirc;xteis chineses est&atilde;o entre os produtos que 'invadiram' o Mercosul e o Brasil est&aacute; perdendo espa&ccedil;o para produtos da China dentro do Mercosul, apesar de suas exporta&ccedil;&otilde;es continuarem em alta no bloco, segundo um levantamento da consultoria argentina Abeceb.com. &quot;O Brasil est&aacute; consolidado como exportador dentro do Mercosul, mas &eacute; preciso ficar alerta &agrave;s importa&ccedil;&otilde;es chinesas, que j&aacute; tiraram seu lugar em alguns setores que antes eram dominados por produtos brasileiros&quot;, disse o analista econ&ocirc;mico Maur&iacute;cio Claveri, da Abeceb.com. Os dados reunidos pela consultoria mostram que as vendas chinesas para os s&oacute;cios fundadores do bloco - Paraguai, Uruguai e Argentina - v&ecirc;m crescendo em um ritmo muito superior &agrave;s do Brasil. &Eacute; o caso da exporta&ccedil;&atilde;o de bicicletas para a Argentina, um setor em que as posi&ccedil;&otilde;es se inverteram em apenas quatro anos. Em 2002, o Brasil exportou US$ 797,6 milh&otilde;es em bicicletas e veloc&iacute;pedes para a Argentina, abastecendo 76% do mercado vizinho. No ano passado, as vendas brasileiras ca&iacute;ram para US$ 69 milh&otilde;es, com o Brasil respondendo por apenas 4,4% desse mercado. J&aacute; a China, que, em 2002, vendia US$ 49,5 milh&otilde;es em bicicletas e veloc&iacute;pedes para a Argentina, vendeu quase US$ 826 milh&otilde;es em 2006. Nos quatro anos, as vendas brasileiras ca&iacute;ram 91%, enquanto as chinesas saltaram mais de 1.550%. Invas&atilde;o chinesa O exemplo das bicicletas reflete um fen&ocirc;meno mais amplo. Em 2006, a Argentina importou o equivalente a US$ 11,7 bilh&otilde;es do Brasil, e US$ 3,1 bilh&otilde;es da China. &quot;O Brasil ainda vende mais para a Argentina, mas essa dist&acirc;ncia est&aacute; se reduzindo rapidamente&quot;, disse Claveri. Os n&uacute;meros confirmam a avalia&ccedil;&atilde;o de Claveri. Nos &uacute;ltimos cinco anos, de acordo com dados oficiais argentinos, as exporta&ccedil;&otilde;es chinesas para o pa&iacute;s cresceram 822%, enquanto as brasileiras aumentaram 365%. &quot;A China hoje ainda representa cerca de 30% das exporta&ccedil;&otilde;es brasileiras na Argentina. Mas, sem d&uacute;vida, surgiu um competidor de peso para diferentes &aacute;reas do Brasil.&quot; Em setores de produtos industrializados, como o de lou&ccedil;as, televisores, guarda-chuvas, cal&ccedil;ados e t&ecirc;xtil, produtos brasileiros foram substitu&iacute;dos por made in China. &quot;Isso est&aacute; acontecendo porque a produ&ccedil;&atilde;o chinesa parece mais barata e em maior escala. Al&eacute;m disso, apesar da recupera&ccedil;&atilde;o, a ind&uacute;stria argentina ainda n&atilde;o &eacute; suficiente para atender &agrave; demanda que cresceu com a expans&atilde;o da economia&quot;, afirmou o analista econ&ocirc;mico. H&aacute; mais de tr&ecirc;s anos, a economia argentina registra cerca de 9% de expans&atilde;o. Uruguai e Paraguai Nos outros parceiros do Mercosul, a situa&ccedil;&atilde;o &eacute; semelhante. Em 2005, o Paraguai importou US$ 872 milh&otilde;es em produtos brasileiros e US$ 441 milh&otilde;es em mercadorias chinesas &ndash; ou seja, o Brasil exportava para o parceiro mais do que o dobro exportado pela China. Em 2006, o com&eacute;rcio chin&ecirc;s com o Paraguai quase encostou na cifra brasileira. O Paraguai importou US$ 1,2 bilh&atilde;o do Brasil e US$ 1,097 bilh&atilde;o da China. Com o Uruguai n&atilde;o foi diferente. Em 2004, o Uruguai importou US$ 667 milh&otilde;es do Brasil e US$ 154 milh&otilde;es da China - ou seja, o Brasil exportou ao mercado uruguaio quatro vezes mais do que a China. Dois anos depois, em 2006, essa diferen&ccedil;a caiu para 2,85 vezes. Enquanto as exporta&ccedil;&otilde;es brasileiras para o mercado uruguaio foram de cerca de US$ 1 bilh&atilde;o, as chinesas foram de US$ 352 milh&otilde;es.

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