Não deixem de ler o excelente editorial “Regionalização do Biodiesel”, da Gazeta Mercantil, publicado neste site. Controvérsia: Se o governo estabeleceu um mínimo de mistura de 5% de bio-diesel para todo o diesel consumido em todo o país e deixou o máximo sem limitação sugerida de 30%, reclamada pelo editorial, é para que, à medida que a produção for aumentando, esse percentual de 5% também o seja. Como mínimo, torna obrigatória a mistura. Como a mistura será feita nas refinarias, a exemplo do H-BIO, será o biodiesel que fará a viagem de ida e volta, passeando dos centros produtores para as misturadoras, retornando às regiões produtoras do norte e centro oeste, onde o diesel é muito mais caro.<br />O que se deve fazer, no meu entendimento é certificar o biodiesel puro e criar condições para que ele seja vendido nos postos das regiões produtoras, barateando muito o custo dos transportes e agricultura, nesses locais, deixando que os 5% da mistura seja feito com o produto do sul e sudeste, onde a Petrobrás fará a mistura mais o H-Bio, com um menor custo logístico.<br />Tem agricultor utilizando o óleo vegetal da soja como biodiesel, em suas máquinas, sem retirar a glicerina, achando que não serão prejudicadas. Terão que apurar melhor a questão, antes que tenham algumas surpresas.
Não deixem de ler o excelente editorial “Regionalização do Biodiesel”, da Gazeta Mercantil, publicado neste site. Controvérsia: Se o governo estabeleceu um mínimo de mistura de 5% de bio-diesel para todo o diesel consumido em todo o país e deixou o máximo sem limitação sugerida de 30%, reclamada pelo editorial, é para que, à medida que a produção for aumentando, esse percentual de 5% também o seja. Como mínimo, torna obrigatória a mistura. Como a mistura será feita nas refinarias, a exemplo do H-BIO, será o biodiesel que fará a viagem de ida e volta, passeando dos centros produtores para as misturadoras, retornando às regiões produtoras do norte e centro oeste, onde o diesel é muito mais caro.<br />O que se deve fazer, no meu entendimento é certificar o biodiesel puro e criar condições para que ele seja vendido nos postos das regiões produtoras, barateando muito o custo dos transportes e agricultura, nesses locais, deixando que os 5% da mistura seja feito com o produto do sul e sudeste, onde a Petrobrás fará a mistura mais o H-Bio, com um menor custo logístico.<br />Tem agricultor utilizando o óleo vegetal da soja como biodiesel, em suas máquinas, sem retirar a glicerina, achando que não serão prejudicadas. Terão que apurar melhor a questão, antes que tenham algumas surpresas.