Fala Produtor - Mensagem

  • Waldir Sversutti Maringá - PR 11/06/2008 00:00

    URGENTE. Estou encaminhando abaixo uma reportagem do Estadão mostrando os primeiros sinais do fenômeno quinquenal por mim observado nos últimos 30 anos, porém, assim como em 1993, desta vez, quem se apresenta é a La Ninã, já provocando as primeiras inundações nas planícies do Mississipi, que vão provocar enormes prejuízos nas lavouras já implantadas e a implantar.

    Sei que é muita coragem minha já ir falando sobre o fenômeno climático, diante deste primeiro sinal, mas acho, quase certeza, que veio ela e não ele.

    Abraços

    --------------------------------------------------------------------------------------------

    Meus caros amigos diretores do site, especialmente o Sr João Batista. Urgente !

    Assim como em 1993, em que eu esperava o El Nino e veio a La Nina, provocando tremendas inundações no Mississipi, eis que, um mês antes do esperado, se apresenta novamente a LA NINÃ, para atormentar os produtores de soja e milho nos EUA. Vejam a primeira notícia com foto, reportagem publicada hj no estadão.

    E a confirmação de tudo é a tremenda alta de 63 pontos agora em Chicago.

    Já não acho que a menina vá se recolher em julho ou agosto para que venha o El Nino.

    Segurem-se que a turbulência vai nos 20...

    Comunidades inteiras foram alagadas em Lawrenceville, Illinois

    DES MOINES, Iowa - Enchentes destruíram uma ponte ferroviária na terça-feira, 10, inundou fazendas em Illinois e forçaram moradores ao longo do rio Mississippi a se preparar para o que pode ser a maior cheia nos últimos 15 anos.

    Em Cedar Falls, Iowa, oficiais prepararam moradores e comerciantes do centro pra que eles deixem a região pela ameaça de rompimento de uma barragem, já que o dique deve transbordar nesta quarta-feira. Nas proximidades de Waterloo, a velocidade das águas arrastaram uma ponte ferroviária usada para transportar tratores até Cedar Falls. Outras cinco pontes da cidade foram fechadas.

    Em Illinois, fazendas inteiras foram inundadas, algumas casas alagadas até os telhados. Na cidade de Elnora, em Indiana, sacos de areia e barreiras de concreto tentam conter o rio White. Muitos moradores deixaram a região voluntariamente após os alertas de retirada de segunda-feira, dois dias depois do Estado ser atingido por fortes tempestades.

    Por todo o rio Mississippi, o Serviço Nacional do Clima previu elevações no nível das águas para as próximas duas semanas. Grande parte das cidades são protegidas por barragens, mas áreas afastadas podem ser alagadas. "Está é a maior cheia", disse o especialista Karl Sieczynski, que pediu ainda para que a população busque proteção em áreas altas.

    Canton, no Missouri, pode enfrentar o pior da enchente do Mississippi. A cidade de 2.500 habitantes espera, em 18 de junho, que as águas subam até mais de 2,6 metros. O prefeito Joe Clark afirmou que a barreira é alta o suficiente para proteger a comunidade, mas que sacos de areia também serão usados para conter as águas.

    0