Fala Produtor - Mensagem
-
Henrique Afonso Schmitt blumenau - SC 04/10/2023 09:21
Comentário referente a notícia: Clima de tensão continua em São Félix do Xingu/PA no processo de desintrusão da terra indígena Apyterewa-
José Farabundo Martí
Pra que dar os mesmos direitos. Pra grupos desiguais existe um conceito jurídico chamado equidade. A abordagem do governo pode estar sendo errado, mas isso não indica nada mais que isso. A terra é dos indígenas e cabe ao Estado assegurar os meios para a preservação da vida desses povos e sua expressão cultural. Aos ocupantes não indígenas cabe, sim, indenização e fornecimento de condições para transição para outro lugar. Até porque, embora a terra tenha sido demarcada agora, já estava homologada desde 1996 (segundo a notícia).
-
Henrique Afonso Schmitt
blumenau - SC
Os indígenas precisam de apoio sincero e autêntico, o que significa dar-lhes condições de se aperfeiçoarem e se desenvolverem sem perder sua cultura. Se nossos governantes tivessem interesse em proteger e dar oportunidade aos indígenas, estes já teriam suas universidades e não estariam proibidos de plantar o que quisessem, desde que estivessem observando a lei. Mas nossos indígenas estão proibidos até de plantar soja, se for transgênica. O que existe é hipocrisia e vontade de manter o indígena dependente. O que se fez até hoje com os polpudos orçamentos da FUNAI? Nada! A vida dos indígenas não melhorou. Creio até que tenha piorado. Portanto, tudo nesta área tem que mudar. O que foi feito até hoje não serviu pra nada. Foi dinheiro rasgado.
-
José Farabundo Martí
Governo que oprime o povo. Justiça que se transforma em injustiça opressora. Estamos a passos largos rumo a uma ditadura opressora, só porque há preguiça em resolver o problema dos povos indígenas de forma inteligente, isto é, dando a eles os mesmos direitos que tem os demais povos.